Somente na Região Metropolitana do Recife, foram registrados mais de mil tiroteios neste ano, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora casos de violência em grandes metrópoles do país
Foto: Reprodução/g1
Pernambuco foi o estado com o terceiro maior número de crimes violentos no Brasil no primeiro semestre de 2023, com 1722 casos de homicídios incluindo feminicídios, latrocínios e lesões corporais que causaram mortes.
O estado traz um cenário alarmante apesar do registro de uma redução de 4,8% nos crimes violentos no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano anterior. A queda foi superior à média nacional que registrou uma redução de 3,4%. A Secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, detalha a queda dos números.
Pernambuco é o estado mais violento do Nordeste e o segundo do país, levando em consideração a taxa por 100 mil habitantes. O levantamento faz parte do Monitor da Violência do G1 com base nos números da Secretaria de Defesa Social (SDS). A Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal, comenta das dificuldades que o estado enfrenta com a falta de profissionais qualificados.
Embora a criminalidade tenha decaído, o ritmo da redução ainda não é suficiente para tirar o estado do ranking dos mais violentos do país. A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, mostrou que Pernambuco tem cinco das 50 cidades mais violentas do Brasil e registrou 3.423 assassinatos em 2022.
Somente na Região Metropolitana do Recife, foram registrados mais de mil tiroteios neste ano, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora casos de violência em grandes metrópoles do país.
Uma nova política de segurança pública estadual, o Juntos Pela Segurança que substitui o pacto pela vida, foi anunciada pelo Governo de Pernambuco mas sem um plano de ação ou metas para o estado e deu início a uma consulta pública para a construção do plano, que só deve ser entregue em 28 de setembro.Junto ao lançamento da campanha, também foi anunciado concurso com 3.805 vagas para policiais civis, militares e bombeiros.
Ouça a matéria da reporter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
PM filmado atirando em motociclista em Camaragibe é afastado da polícia por 120 dias
Vítima morreu após discussão com o PM por causa de R$ 6,98
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
MPPE pede arquivamento da investigação da morte de Dárik Sampaio
MPPE afirma que não foi possível oferecer denúncia contra nenhum PM, já...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
PM que matou motociclista deve ser expulso da corporação, segundo secretário de Defesa Social
Alessandro Carvalho classificou a conduta do PM como “inadmissível”
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Justiça decreta prisão preventiva do PM que matou motociclista de aplicativo em Camaragibe
O crime aconteceu neste domingo (1º), e teria sido motivado pela recusa em...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Polícia prende três suspeitos de matar sushiman no Centro do Recife, em novembro
Presos estavam com faca peixeira que seria a arma do crime
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Jovem mata padrasto a facadas após descobrir agressões contra a mãe
O caso ocorreu na noite do último domingo (1°), no município de Jurema, no...