Caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso
Foto: Agência Brasil
A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape) está convocando todos os seus servidores para realizarem comprovação de vida, que agora pode ser feita por meio do celular, através de reconhecimento facial. O processo é obrigatório e, caso a prova de vida não seja executada, o benefício será suspenso.
Para realizar a Prova de Vida, o servidor aposentado ou pensionista deve baixar o aplicativo Gov.br e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não possua. A comprovação deverá ser realizada no seu mês de aniversário. Basta clicar no link que será disponibilizado e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo.
Aqueles que não conseguirem baixar o aplicativo ou encontrarem qualquer dificuldade no processo, podem buscar orientações numa das 15 agências da Funape espalhadas por Pernambuco.
Em último caso, o segurado, representante legal ou procurador pode optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional. Nesta modalidade, é preciso levar um documento oficial com foto, comprovante de situação cadastral no CPF e comprovante de residência do beneficiário e do representante legal ou procurador; além dos documentos que comprovem a representação, como procuração reconhecida em cartório.
Servidores aposentados e pensionistas do Estado que vivem fora do país também podem usar o Gov.br para fazer a Prova de Vida ou levar toda a documentação na Embaixada do Brasil nessa nação e concluir o processo presencialmente.
Apenas os pensionistas menores de 16 anos devem realizar o procedimento exclusivamente numa das agências do Bradesco. Isso porque o aplicativo Gov.br ainda não está habilitado para este público.
Todos os segurados terão o mês seguinte ao do aniversário como tolerância para efetuar a Prova de Vida. Passado o prazo, o benefício será suspenso. Ao todo, 105.197 pessoas deverão fazer a Prova de Vida em 2024, sendo 77.320 aposentados, 27.177 pensionistas e outros 700 oriundos de pensão especial e Feppa (Fundo Especial de Previdência do Parlamentar do Estado de Pernambuco).
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Requalificação de calçadas em Casa Forte tem investimento de R$ 5 milhões
Obra deve ser finalizada até o segundo semestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Raquel Lyra lança 7ª edição do Projeto Praia Legal, contra o trabalho infantil
Ações de sensibilização serão implementadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Pernambuco ainda tem 5 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios para adoção
O prazo para adoção das cartinhas e entrega dos presentes segue até o dia...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Pernambuco tem 11.868 casos de dengues confirmados
Casos prováveis de dengue chegam a 30.325 no Estado
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Encontro no MPPE vai debater a proteção integral dos direitos de vítimas de violência de gênero
Evento vai tratar sobre o direito à preservação do nome, da imagem, da...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
HC-UFPE realiza mutirão e beneficia pacientes da lista de espera para vasectomias
Estão previstos ainda mutirões para cirurgias pediátricas e com...