Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Pernambuco confirma mais três mortes causadas por dengue e chikungunya

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Mais 19 óbitos estão sendo investigados, podendo terem sido causados por arboviroses.

26/07/2022
    Compartilhe:

 Mais 19 óbitos estão sendo investigados, podendo terem sido causados por arboviroses.

Foto: Divulgação/G1

Pernambuco confirmou mais três mortes provocadas por arboviroses. Com isso, o Estado totaliza cinco óbitos registrados somente este ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em dados divulgados no mais recente boletim da Semana Epidemiológica, realizado no período de 2 de janeiro a 9 de julho de 2022, as novas vítimas são um bebê de sete meses, residente do município de Pombos, uma idosa de 100 anos e outra de 81, moradoras da cidade de Salgueiro, localizada no Sertão do Estado. As vítimas faleceram em decorrência da dengue e chikungunya, infecções causadas pelo mosquito transmissor Aedes aegypti.

Outros 19 óbitos seguem sob investigação, com a possibilidade de terem sido causados por arboviroses. Somente neste ano, Pernambuco calcula 68.781 notificações de dengue, zika e chikungunya. Ainda segundo o boletim, em uma nova análise do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), cerca de 147 municípios permanecem em sinal de alerta para possíveis surtos provocados pelas arboviroses.

O infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Filipe Prohaska, alerta sobre a proliferação do mosquito e o que a população deve fazer no combate a essa reprodução de possíveis focos do transmissor.

Os casos de dengue no Estado continuam crescendo. Cerca de 40.326 notificações foram registradas, sendo 3.636 casos confirmados e 17.036 descartados. Esse número indica um aumento de 1,2% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. No caso das infecções causadas pela chikungunya, 26.022 casos foram notificados, destes, 5.856 foram confirmados e outros 6.660 foram descartados, tendo uma redução de 7,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook