Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Pela primeira vez, mulher é promovida ao posto de tenente-coronel no Corpo de Bombeiros


Por: REDAÇÃO Portal

Pioneirismo é um marco na história da Corporação, em mais de 137 anos de existência

10/03/2025
    Compartilhe:

Pioneirismo é um marco na história da Corporação, em mais de 137 anos de existência

Foto: Divulgação/CBMPE

Pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), uma mulher foi promovida ao posto de tenente-coronel em mais de 137 anos de existência da Corporação. A ascensão à nova patente de Rafaela Reny de Araújo Veiga deve servir de inspiração para outras mulheres que, assim como ela, desejem seguir carreira na Secretaria de Defesa Social (SDS), honrando o lema do CBMPE: “Vidas alheias e riquezas salvar”.

A promoção da tenente-coronel Rafaela, que chega após mais de duas décadas de dedicação, esforço e amor por servir à sociedade pernambucana, foi publicada na última quinta-feira (6) em edição extra do Diario Oficial do Estado, mesmo dia em que se celebrou a Data Magna de Pernambuco. Assim como a bombeira militar, mais de 200 oficiais da Corporação, bem como oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), foram contemplados com o ato de reconhecimento profissional pela governadora Raquel Lyra. 

"A primeira mulher a alçar a posição de tenente-coronel do Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco reflete a política de engajamento e modernização das operativas promovidas pelas governadoras Raquel Lyra e Priscila Krause, que compreenderam a importância da maior participação feminina na gestão da Segurança Pública do Estado. No mandato delas, somos cada vez mais representantes femininas, trazendo nossa experiência, determinação, força e resiliência para a função a nós confiada”, ressaltou a secretária de Defesa Social, em exercício, Dominique de Castro Oliveira. 

Para a nova tenente-coronel, este momento simboliza uma vitória de todas as mulheres, uma forma de reparação histórica pelo fato de o CBMPE ter sido um dos últimos estados do País a permitir o ingresso de pessoas do sexo feminino nas fileiras da Corporação. “É muito representativo quando nós, mulheres, alçamos postos mais elevados e somos inseridas nos espaços de poder e decisão, temos vez e voz, fortalecendo toda uma luta feminina. Essa promoção, então, vem chancelar as políticas institucionais defendidas pelas nossas governadora e vice-governadora, que têm um olhar especialmente voltado para as pernambucanas, sejam elas servidoras públicas ou não”, comemorou a TC Rafaela.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook