Passageiros de avião com suspeita de coronavírus são levados para exames em hospital
De acordo com agência, aeronave saiu de Portugal e chegou ao Recife na sexta-feira (13)
Por G1 PE
A suspeita de um caso de coronavírus levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a realizar um procedimento em um avião que chegou ao Recife, na sexta-feira (13), de Portugal. Segundo o órgão, dois passageiros apresentaram sintomas da doença. Por meio de nota, a agência informou, neste sábado (14), que eles e familiares foram levados para o hospital, para se submeter a exames.
O avião, da companhia aérea Tap, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife, na noite de sexta. A equipe da Anvisa foi acionada a partir da informação de um dos casos suspeitos da doença.
"Diante da notificação do caso, feita pelo comandante da aeronave, antes do pouso, a Anvisa e a equipe médica do aeroporto realizaram a abordagem do passageiro com caso suspeito, logo após o pouso. A avaliação clínica foi realizada e o passageiro e seu núcleo familiar foram encaminhados ao hospital de referência para para confirmação de diagnóstico e assistência pela Secretaria de Saúde", informou a nota".
De acordo com o coordenador regional da Anvisa, Olimar Cardoso dos Santos, os dois passageiros são um garoto, menor de idade, e o pai dele. A Anvisa não informou nomes nem idades das pessoas que foram fazer os testes do coronavírus, nem quando os resultados serão divulgados, mas disse que eles são brasileiros.
"Houve uma notificação de um passageiro com tosse. Junto com a Anvisa, a equipe do [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] Samu subiu a bordo da aeronave e verificou que ele teve febre nos últimos dias. Verificou-se, também, que o pai dele também apresentou os sintomas. A mãe e a filha também foram removidas pro serviço de urgência, pelo Samu, e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde", afirmou Olimar.
Ainda de acordo com o coordenador da Anvisa, os dois passageiros passam bem. "Em paralelo, os contactantes foram cadastrados, temos os contatos de todos os passageiros, e estamos monitorando via Secretaria de Saúde. Houve o desembarque normal e todos foram orientados, caso apresentem algum sintoma, de imediato procurar a Anvisa ou a Secretaria de Saúde", declarou.
A agência informou, ainda, que deu início ao processo de coleta dos dados de outros passageiros considerados de maior risco. São aqueles que estavam sentados na mesma fileira, duas fileiras a frente e duas atrás no avião. Eles são chamados de contactantes.
Os demais passageiros, informou a a agência, tiveram que preencher um documento, com dados pessoais, para poderem ser monitorados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Empresário ferido em queda de helicóptero em Caruaru morre no Recife
De acordo com a família de Henrique, ele morreu em decorrência de falência...