Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pandemia de HIV/Aids pode acabar até 2030, diz Unaids

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O estudo, denominado O Caminho que põe fim à Aids , expõe dados sobre a atual situação da doença no mundo e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

13/07/2023
    Compartilhe:

O estudo, denominado O Caminho que põe fim à Aids , expõe dados sobre a atual situação da doença no mundo e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Foto: Divulgação/ Via G1

O relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) nesta quinta-feira (13) apontou que o fim da doença é uma escolha política e financeira dos países. De acordo com a entidade, os avanços já obtidos podem levar ao fim da pandemia de Aids até 2030.

O estudo, denominado O Caminho que põe fim à Aids , expõe dados sobre a atual situação da doença no mundo e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

A pesquisa mostrou que o progresso rumo ao fim da Aids tem sido mais forte nos países e regiões com maior investimento financeiro. A África Oriental e Austral, por exemplo, reduziu 57% nas novas infecções por HIV e triplicou o número de pessoas em tratamento antirretroviral, passando de 7,7 milhões em 2010 para 29,8 milhões em 2022.

Apesar dos bons resultados, o relatório também identificou que o financiamento para o HIV também diminuiu em 2022, tanto de fontes internacionais quanto domésticas, retornando ao mesmo nível de 2013. Os recursos totalizaram US$20,8 bilhões em 2022, muito aquém dos US$29,3 bilhões necessários até 2025, afirma o documento.

No entanto, o documento expôs que agora há uma oportunidade para acabar com a doença, contanto que a vontade política seja estimulada com investimentos em resposta sustentável ao HIV.

Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.


 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook