Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

No mês de julho, nível de consumo das famílias recuou no Recife

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O levantamento apontou declínios em várias áreas: perspectiva profissional, renda atual, compras a prazo, nível de consumo atual e perspectivas futuras

20/07/2024
    Compartilhe:

O levantamento apontou declínios em várias áreas: perspectiva profissional, renda atual, compras a prazo, nível de consumo atual e perspectivas futuras

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O índice de consumo das famílias na capital pernambucana registrou uma queda de 1,8%, segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e com um recorte local da Fecomércio-PE. Este recuo ocorre após um pequeno avanço observado no mês anterior, sinalizando uma reversão nas expectativas.

O levantamento apontou declínios em várias áreas: perspectiva profissional, renda atual, compras a prazo, nível de consumo atual e perspectivas futuras. Contudo, uma área específica apresentou melhora: a intenção de compra de bens duráveis (como geladeiras, fogões e micro-ondas) subiu 6%.

Para as famílias que recebem até 10 salários mínimos, a perspectiva profissional recuou significativamente em 6,1%, enquanto aquelas com rendimentos superiores a 10 salários mínimos viram uma queda de 1,4%. No quesito renda atual, a variação foi mínima, com uma queda geral de 1,3%, mas as famílias de maior renda sentiram um impacto maior, com uma redução de 1,65%.

A pesquisa também revelou que a situação do crédito também piorou, com uma depreciação de 4,4%, e o nível de consumo atual sofreu uma queda de 5,2%. Este último impacto foi mais severo entre as famílias com renda até 10 salários mínimos, que registraram um recuo de 5,9%.

Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook