Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

No Brasil, 85,7% dos municípios têm coleta de esgoto

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A coleta referente a esgotamento sanitário correspondeu a 4.774 municípios mapeados

14/12/2022
    Compartilhe:

A coleta referente a esgotamento sanitário correspondeu a 4.774 municípios mapeados

Foto: Agência Brasil / EBC

De acordo com dados divulgados nos Diagnósticos Temáticos sobre a Prestação dos Serviços de Saneamento Básico no país, apenas 50,3% do volume de esgoto do Brasil é efetivamente tratado. A coleta referente a esgotamento sanitário correspondeu a 4.774 municípios mapeados, o equivalente a 85,7% do total de municípios brasileiros, que recebem a coleta de esgoto. Segundo o documento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com base no Sistema Nacional de Saneamento (SNIS), mesmo apresentando média baixa, nas cidades, a cobertura da coleta de informações referentes a esgotamento sanitário cresceu. De acordo com o engenheiro ambiental, professor e mestre em tecnologia ambiental, Gabriel Mendes, o impacto da porcentagem restante para chegar aos 100% é preocupante.

No levantamento, existe também uma análise sobre a situação da destinação final de resíduos sólidos urbanos dos municípios brasileiros e o encerramento de operações dos lixões. Foram identificados 2.318 municípios que realizam o descarte em lixões ou aterros controlados. Em 30 de novembro deste ano, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) identificou dez cidades que fazem o descarte irregular de resíduos. Gabriel Mendes, engenheiro ambiental, professor e mestre em tecnologia ambiental evidencia o resultado de uma cidade com saneamento básico em 100%.

Os dados também apontam o abastecimento de água, onde 84,2% da população total do país têm acesso à rede tratada. No recorte por macrorregião, o Sul apresenta maior índice de atendimento urbano, com 98,9%. O Nordeste ficou em quarto lugar, com 90,1%.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook