“Nem sempre o direito e a moral estão juntos”, pontua Felipe Ferreira Lima sobre proposta aprovada de aumento salarial dos vereadores da Câmara Municipal do Recife
Para o cientista político Felipe Ferreira Lima, a raiz do problema está na comunicação. Para ele, se deve “investir nesse tipo de diálogo antes de tomar uma atitude como essa e jogar uma nota a posteriori justificando aquilo que já fez”

Foto: Reprodução/PCR
A repercussão da proposta de aumento salarial dos Vereadores do Recife, adjetivada por eles como uma “medida justa e adequada”, fez com que a Câmara Municipal da capital se pronunciasse sobre o assunto.
A Casa de José Mariano divulgou, no final da tarde desta quarta-feira, 05, uma nota sobre o aumento do subsídio mensal para a próxima legislatura.
No publicado, é dito que, o aumento está em conformidade com o que determina a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, e que a fixação do subsídio dos parlamentares só pode ser feita a cada quatro anos, sendo esta sempre destinada para a próxima legislatura.
Ainda segundo a nota da Câmara, o valor de mais de R$ 23 mil, que entrará em vigor em janeiro de 2025, é o salário bruto dos parlamentares, “sendo o valor líquido correspondente a R$ 17.219,13”.
Mesmo, tal qual pontua ainda a nota, “que o valor do reajuste não altera os recursos do Município que são repassados pela Prefeitura à Câmara, nem fere a Lei de Responsabilidade Fiscal”, o direito e a moral nem sempre estão juntos, como aponta o cientista político Felipe Ferreira Lima (ouça a análise completa clicando aqui).
“Quando o cargo eletivo, carrega uma maior responsabilidade em discutir se aquilo que está previsto na lei e na constituição, para aquele momento, para aquela oportunidade, não exigiria uma comunicação maior e se, de fato, é conveniente para ser aprovado”, explica.
“Eu acho que o que está faltando é justamente a fomentação, investir nesse tipo de diálogo antes de tomar uma atitude como essa e jogar uma nota a posteriori justificando aquilo que já fez”, finaliza Felipe.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, é afastado por 30 dias após operação da Polícia Civil
Investigação apura esquema de corrupção, fraude em licitação e lavagem...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Álvaro Porto decide judicializar atraso no pagamento das emendas de 2024
Gestão estadual afirma que todos os recursos não pagos foram reempenhados...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
PSDB de Pernambuco sofre debandada após diretório nacional nomear Álvaro Porto como interventor
A decisão inclui o atual presidente, Fred Loyo, a vice-governadora Priscila...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito e vice do município de Correntes têm mandato cassado por suspeita de abuso de poder político e econômico
Defesa alega não haver notificação oficial da decisão judicial
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Governo indica Virgílio Oliveira para administração de Fernando de Noronha
Advogado será sabatinado na Alepe antes de assumir gestão da ilha
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Priscila Krause nomeia mais 13 líderes políticos para cargos na Casa Civil
Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira...