Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Mulheres são as que mais usam 99Moto no Brasil


Por: REDAÇÃO Portal

Em Pernambuco, serviço está presente em 175 cidades e é procurado para o lazer

13/03/2024
    Compartilhe:

Em Pernambuco, serviço está presente em 175 cidades e é procurado para o lazer

Foto: Divulgação 99

Por Daniele Monteiro*
 

Mesmo sem regulamentação, o uso do transporte por aplicativo no Brasil é algo indispensável na vida das pessoas. Quando se trata de grandes metrópoles então, como o Recife, a oferta do serviço de moto por app parece ser uma solução diante das dificuldades que ainda desafiam a mobilidade urbana no País. Não à toa, um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2023, mostrou que os brasileiros preferem o serviço por aplicativo a serviços públicos de transporte, o que consolida marcas como a 99Moto que, em 2024, celebra dois anos de operação no Brasil. Com presença em 3.300 municípios brasileiros, a empresa reforça o compromisso de ser um transporte acessível, que atenda as necessidades dos seus passageiros.

Segundo pesquisa da Ipsos, encomendada pela 99, 40% das pessoas entrevistadas utilizam o serviço de moto por app oferecido pela empresa e buscam, entre outros benefícios, a economia de tempo e de dinheiro. “Nossa liderança no transporte sobre duas rodas reflete o profundo entendimento das necessidades dos brasileiros. Estamos orgulhosos em oferecer um serviço que não apenas facilita o dia a dia dos passageiros, mas também, promove a inclusão, atendendo a uma diversidade de pessoas e as conectando a seus destinos", afirmou Luis Gamper, diretor de Duas Rodas na 99. Segundo ele, para os passageiros, as viagens de moto são 30% mais econômicas do que as de carro de aplicativo.  

A maior parte (66%) dos usuários da 99Moto utiliza o serviço para ir e voltar do trabalho, como aponta o Instituto DataFolha, enquanto 64% para momentos de lazer. Os dados, oriundos de pesquisa realizada no final do passado para a empresa, apontam ainda que as pessoas utilizam a 99Moto ao menos uma vez por dia (60%) e 50% dos passageiros escolhem a categoria para a integração com o sistema público de transportes, nos trajetos de primeira e última milha (no pico da manhã - das 5h30 às 6h e no pico da tarde, entre 17h e 20h). “Conseguimos visualizar picos de uso de 99Moto nos horários relacionados ao início e ao fim da jornada de trabalho dos brasileiros. Isso demonstra que há interesse da população por uma maneira de locomoção mais ágil, flexível e com bom custo benefício”, completou Gamper.

Luis Gamper, diretor de Duas Rodas da 99. Foto: José Eduardo Pachá

Segundo a empresa, as corridas de 99Moto percorrem uma distância média de 6 quilômetros e têm duração média de 11 minutos. O número de viagens dobrou no ano de 2023, em relação ao início da operação no País. 

Perfil dos usuários

De acordo com a 99, as mulheres são a maior parte (59%) dos usuários que procuram a categoria moto da empresa. Entre os percursos mais percorridos (62%) estão deslocamentos ao trabalho, enquanto 45% utilizam a categoria para consultas médicas, segundo a DataFolha. Em momentos de descontração, 63% escolhem a categoria para visitar amigos ou namorado e cerca de 65% a utilizam para ver familiares. Já 60% das passageiras de 99Moto utilizam o serviço para ir a atividades de lazer, como passeios em shoppings, parques e praias.

Pessoas que têm entre 24 e 44 anos estão entre as que mais utilizam 
(57%) o serviço de moto por app  da 99. Já as com idades entre 18 e 24 anos correspondem a 17% dos passageiros.

 
  •  26% dos usuários possui mais de 44 anos


A modalidade é utilizada, em maior parte, por moradores e localidades mais pobres, tendo 57% dos usuários uma renda familiar de até R$ 2 mil.

Viagens e motociclistas

De acordo com dados apresentados por Luis Gamper, diretor de Duas Rodas na 99, em evento no dia 12 de março, no Rio de Janeiro, 99,99% das corridas de 99Moto são finalizadas sem ocorrências, sendo 14 vezes mais seguras do que as viagens de moto realizadas sem app, segundo ele. A comparação é feita a partir de estudo que mostra que o DPVAT paga 57,7 indenizações por milhão de viagens em motos em geral, enquanto o aplicativo recebe uma média de 4,1 pedidos para a modalidade (moto). 

 

Ainda segundo a 99, a base de motociclistas mais dobrou no último ano, porém o número não foi divulgado pela empresa. "Nossas campanhas são as principais formas de atração, além de inventivos, como fazer várias corridas e ganhar taxa zero. O boca a boca é o nosso principal canal", afirmou Gamper. 

Segundo ele, o motociclista ganha entre 60% e 75% a mais no 99Moto em comparação com delivery de comida.

Pernambuco

A 99Moto está presente em 175 municípios pernambucanos, ou seja, 94,59% das cidades. O serviço é utilizado em maior parte para lazer, tendo os shoppings como os principais destinos na Região Metropolitana do Recife. 

Regulamentação

 
O diretor de Duas Rodas da 99, Luis Gamper afirmou ser favorável à regularização do transporte por aplicativo, seja ele de quatro ou de duas rodas. Para ele, o Projeto de Lei Complementar assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do mês, que propõe o pagamento de INSS e remuneração mínima para motoristas de aplicativos, sem que haja vínculo empregatício, deve acelerar a discussão também para veículos com duas rodas. "A gente quer maior profissionalismo para a categoria. Quando a gente conseguir formalizar, vai funcionar muito bem", afirmou. Segundo ele, a regulamentação dará mais segurança não só para os motoristas, mas também para passageiros e empresas. 

No Recife, a situação do serviço do transporte de passageiros por aplicativos e com motocicletas segue sem regulamentação e judicializado, apesar da aderência dos usuários e de cada vez mais trabalhadores autônomos buscarem nas plataformas um caminho para a empregabilidade.

* A jornalista viajou à convite da 99

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook