Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

MPPE cria grupo para atuar no combate à evasão escolar em 15 cidades


Por: REDAÇÃO Portal

Esse é o oitavo Grupo de Atuação Conjunta Especializado criado desde 2023

09/09/2024
    Compartilhe:

Esse é o oitavo Grupo de Atuação Conjunta Especializado criado desde 2023

Foto: SEE/Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o objetivo de enfrentar o abandono escolar de estudantes do ensino público, criou o Grupo de Atuação Conjunta Especializado (GACE) Educação, em 15 municípios considerados críticos no estado.

O GACE vai atuar promovendo uma busca ativa dos estudantes fora dos estabelecimentos de ensino, e propondo políticas de recomposição de aprendizagem, devido aos problemas deixados pela pandemia de covid-19 - que ainda repercutem.

As cidades integrantes do novo GACE são Araçoiaba, Água Preta, Águas Belas, Frei Miguelinho, Gameleira, Ilha de Itamaracá, Jaqueira, Manari, Maraial, Ouricuri, Paranatama, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul e Vertentes.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, o GACE Educação já havia sido instaurado em 2022, com foco na educação especial - tendo apresentado resultados positivos. Agora, o foco é combater a evasão escolar.

“Assegurar o direito à educação é uma prioridade do Ministério Público de Pernambuco, manifestada em inúmeras iniciativas dos seus membros, principalmente quando se refere a crianças e adolescentes. Cada ano, mês e ou mesmo dia desperdiçado tem um impacto enorme na vida deles”, observou o Procurador-Geral.

O GACE deve planejar, junto aos órgãos municipais, políticas públicas para identificar e localizar crianças e adolescentes que tenham baixa frequência escolar ou tenham deixado de estudar, sensibilizando alunos e familiares para o retorno ou ingresso em um ambiente educacional acolhedor.

O grupo também estará articulado para entender a realidade da exclusão escolar de cada região, formulando as políticas públicas de acordo com as necessidades de cada comunidade.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook