Ministra da Gestão, Esther Dweck elogia Pernambuco sobre calendário da Carteira de Identidade Nacional
O documento pode ser emitido no estado desde 1º de abril por pessoas acima de 60 anos
Foto: Canal GOV
Em participação no programa "Bom Dia, Ministra", da Empresa Brasil de Comunicação, A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck afirmou que aprovou o calendário estabelecido pelo Governo de Pernambuco para retirada da nova Carteira de Identidade Nacional, que desde 1º de abril pode ser emitida por pessoas acima de 60 anos no estado. Junto a outras rádios do Brasil, o repórter Lucas Arruda, da CBN Recife, participou da entrevista.
A Nova Carteira de Identidade Nacional utiliza o número do CPF, reunindo documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o número do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de simplificar a identificação de toda a população no país e fora dele.
A reportagem da CBN Recife questionou a ministra se, com a unificação de vários dados em um único documento, o Governo seria capaz de garantir e ampliar o acesso à cidadania no Brasil. Segundo Esther, a maioria dos estados já emite a nova carteira. Ela destacou a forma como Pernambuco tem organizado o serviço para cada faixa etária.
"Eu acho que a governadora Raquel fez uma coisa que esperamos que os outros governadores façam também, que é esse calendário para troca da nova carteira. Ano passado, estávamos no processo de garantir que todos os estados pudessem emitir a CIN, mas o nosso objetivo é de que já toda a população faça a troca para nova carteira. Então foi muito bacana quando eu vi o calendário que a governadora fez! Acho que é uma inspiração para os demais, organizando por idade. A ideia é conseguir acelerar esse processo.
Para além de uma carteira de identidade, a CIN é também um sistema de identificação, que vai unificar várias bases de dados. O Estado vai conhecer melhor o cidadão, garantindo toda a proteção de dados e privacidade, mas podendo fazer coisas muito importantes direcionadas a cada grupo da sociedade, provendo serviços. Temos uma parceria enorme com os estados e municípios", concluiu.
Ouça a matéria completa do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...