Em maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comandou o lançamento das novas diretrizes sobre o uso de câmeras corporais
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o documento "Câmeras Corporais: Uma Revisão Documental e Bibliográfica", com o objetivo de oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas acerca dos equipamentos adicionados às práticas policiais.
O estudo foi produzido pelo professor de Economia da universidade Queen Mary, de Londres, Pedro Souza, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Durante a apresentação do diagnóstico, o professor Pedro Souza apontou que 40 países aderiram ao uso de câmeras corporais para o cotidiano dos agentes de segurança, havendo melhora no desempenho dos policiais e no relacionamento deles com a sociedade. Além de análise bibliográfica, o estudo apresenta uma avaliação documental e normativa das diretrizes e práticas das organizações de segurança sobre a utilização dos dispositivos.
Diretrizes
Em maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comandou o lançamento das novas diretrizes sobre o uso de câmeras corporais por integrantes das Polícias Federal; Rodoviária Federal; Penal Federal; polícias militares; corpos de bombeiros militares; polícias civis; polícias penais estaduais e guardas municipais, além de agentes mobilizados pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Força Penal Nacional.
Segundo a diretriz, as câmeras devem ser utilizadas, entre outras ações, em atividades que demandem atuação ostensiva; na identificação e checagem de bens; durante buscas pessoais, veiculares ou domiciliares; ao longo de ações operacionais; na escolta de custodiados e durante atividades carcerárias, e em ações de busca, salvamento e resgate.
Quanto à gravação das câmeras corporais, elas podem ser realizadas de forma alternativa ou por acionamento automático - pelos próprios integrantes dos órgãos - ou remotamente.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
PM filmado atirando em motociclista em Camaragibe é afastado da polícia por 120 dias
Vítima morreu após discussão com o PM por causa de R$ 6,98
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
MPPE pede arquivamento da investigação da morte de Dárik Sampaio
MPPE afirma que não foi possível oferecer denúncia contra nenhum PM, já...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
PM que matou motociclista deve ser expulso da corporação, segundo secretário de Defesa Social
Alessandro Carvalho classificou a conduta do PM como “inadmissível”
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Justiça decreta prisão preventiva do PM que matou motociclista de aplicativo em Camaragibe
O crime aconteceu neste domingo (1º), e teria sido motivado pela recusa em...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Polícia prende três suspeitos de matar sushiman no Centro do Recife, em novembro
Presos estavam com faca peixeira que seria a arma do crime
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Jovem mata padrasto a facadas após descobrir agressões contra a mãe
O caso ocorreu na noite do último domingo (1°), no município de Jurema, no...