Mais de 995 toneladas de lixo são retiradas de rede de esgoto no Recife
A ação foi realizada com o objetivo de restaurar a rede e elevar a capacidade de coleta do sistema de esgoto
Iniciado em dezembro de 2019, o serviço de limpeza para desobstrução de uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Recife foi finalizado em abril, uma antecipação de quatro meses do prazo inicialmente previsto. Ao todo, mais de 3.200 metros de tubulação, com dimensões variando entre 600mm e 1800mm, foram desobstruídos. Mais de 995 toneladas de lixo foram retiradas do coletor de esgoto entre a Estação de Tratamento no Cabanga e a Praça da República, no Centro do Recife.
“O serviço foi realizado por meio de método não destrutivo, ou seja, não foi necessária a abertura de valas nas vias, com utilização de jateamento de alta pressão, bombeamento em alta pressão e separação dos líquidos e sólidos. Essas medidas tinham o objetivo de minimizar os impactos da realização dos serviços para a população, sobretudo no que diz respeito ao tráfego de veículos na região central do Recife”, comenta o diretor de Novos Negócios da Compesa, Flávio Coutinho. Foram investidos R$ 3 milhões para a realização da atividade.
Essa é uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Recife. Chamada de coletor, por ser de grande porte e transportar o esgoto de vários bairros das regiões central e norte da capital pernambucana, essa é uma das primeiras tubulações de esgoto do Recife. Tal coletor tem influência em treze bairros (Santo Amaro, São José, Santo Antônio, Graças, Espinheiro, Aflitos, Derby, Ilha do Leite, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Recife Antigo e Paissandu), e é responsável por direcionar o esgoto para a Estação de Tratamento do Cabanga.
“Com a conclusão do serviço, vamos elevar a capacidade da tubulação, melhorando o processo de escoamento dos efluentes e, consequentemente, a operacionalidade do sistema”, explica o diretor de Engenharia da BRK Ambiental, Breno Coutinho. Todo o material retirado da rede de esgoto foi encaminhado para um aterro sanitário localizado na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, atendendo aos requisitos ambientais de descarte e transporte.
A ação foi uma iniciativa da Compesa, executada pela BRK Ambiental, parceira privada no Programa Cidade Saneada, que tem como objetivo recuperar, operar e manter os sistemas existentes, além de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Empresário ferido em queda de helicóptero em Caruaru morre no Recife
De acordo com a família de Henrique, ele morreu em decorrência de falência...