Pela primeira vez, maior parcela do eleitorado pernambucano tem ensino médio completo
O grupo de pessoas que se autodeclararam com ensino médio completo representa 25%,5. Esse resultado equivale a mais de 1 milhão de votantes
Foto: Heloise Hamada/g1/Arquivo
Dados da Justiça Eleitoral revelaram que o perfil do eleitorado Pernambucano, neste ano, terá a maior parcela de pessoas com o segundo grau de escolaridade. O grupo de pessoas que se autodeclararam com ensino médio completo representa 25,5% dos mais de 7 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022. Esse resultado equivale a mais de 1 milhão de votantes. De acordo com o TRE, o grupo supera ligeiramente a segunda categoria mais representativa do eleitorado, que são os de ensino fundamental incompleto, com 24,1%.
De 2012 até 2020, o eleitorado Pernambucano com maior parcela de pessoas votantes foi formado pelo nível fundamental incompleto, chegando a 31,55% dos eleitores há dez anos. Apesar de vir perdendo peso, a categoria se manteve expressiva por uma década e seis eleições. Com o aumento de eleitores com ensino médio completo apresentado neste ano, o grupo, há dez anos atrás consistia em 10,85% dos eleitores, sendo a quarta categoria mais representativa. Com base nos dados apresentados pela Justiça Eleitoral, o crescimento participativo do grupo foi de duas vezes e meia a mais, no ano de 2022.
Para as eleições deste ano, pessoas que declararam ter ensino médio incompleto são o 3º maior segmento no quadro geral, com 15,57% dos eleitores, seguido pelos que declararam apenas saber ler e escrever (10,91%). O levantamento assusta quando mapeia os eleitores com nível superior completo, com participação de 7,96% que é seguido de perto pelo grupo dos analfabetos, com 6,67%. A diferença entre os dois grupos é de apenas 91.108 eleitores. O grupo dos que possuem ensino fundamental completo somam 4,78% e nível superior incompleto, tem 4,52%, fechando o perfil dos eleitores.
Durante o cadastro dos eleitores, a Justiça Eleitoral segmenta a população nestas oito categorias de escolaridade, isso, de acordo como se autodeclaram.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...