Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Maio Amarelo: Prefeitura do Recife convoca cidadãos para mudança de comportamento no trânsito

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A programação do Maio Amarelo no Recife reunirá estratégias de fiscalização e de mensagens de comunicação educativas, durante todo o mês

02/05/2023
    Compartilhe:

A programação do Maio Amarelo no Recife reunirá estratégias de fiscalização e de mensagens de comunicação educativas, durante todo o mês

Foto: Guilherme Camilo / CBN Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) deu o pontapé inicial, nesta terça-feira (2), nas ações da campanha Maio Amarelo 2023, que acontece em todo o Brasil. O objetivo da mobilização é debater a segurança viária e conscientizar a sociedade sobre a redução de sinistros de trânsito, que são a 7ª causa de mortes no mundo. Na capital pernambucana, a primeira operação ocorreu na Avenida Agamenon Magalhães, onde foi realizada uma atividade voltada a mudanças de comportamento dos condutores no trânsito.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, destaca a importância do trabalho integrado entre órgãos fiscalizadores e a população.

A programação do Maio Amarelo no Recife reunirá estratégias de fiscalização e de mensagens de comunicação educativas, que incluem  uma campanha de mídia de massa que abordará o tema do excesso de velocidade e será exibida na TV e nas redes sociais e mídias impressas. Ao longo do mês serão realizadas 60 blitze em diversos locais da cidade. 

Entre as principais práticas que resultam nos sinistros de trânsito estão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade, a direção sob efeito de álcool, uso do celular ao volante e não uso do capacete ou cinto de segurança. A OMS também destaca que 50% dos sinistros de trânsito no mundo são causados pelo excesso de velocidade. Entre 2021 e 2022, segundo o Relatório de Segurança Viária, 35% dos motociclistas excedem a velocidade nas vias do Recife sem fiscalização e 22% dos carros também. De acordo com Gustavo Sales, coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), a ampliação da fiscalização gera o respeito às normas de trânsito por parte dos condutores.

Além da pesquisa realizada anualmente pela CTTU em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) e com a Johns Hopkins University (EUA) sobre comportamento dos condutores, a Autarquia irá realizar, dentro do mês de maio, abordagens para sensibilizar os condutores sobre os fatores de riscos, especialmente o excesso de velocidade.

Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook