Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Lula retoma Programa Farmácia Popular com ampliação de beneficiados e gratuidade de novos medicamentos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O programa é marco da gestão petista, sendo responsável por distribuir medicamentos gratuitamente por convênio com farmácias privadas e pelo SUS

07/06/2023
    Compartilhe:

O programa é marco da gestão petista, sendo responsável por distribuir medicamentos gratuitamente por convênio com farmácias privadas e pelo SUS

Foto: Guilherme Camilo / CBN Recife

Dando sequência a série de compromissos em Pernambuco, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relançou nesta quarta-feira (7), o novo Programa Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Desta vez, a iniciativa amplia o acesso para o tratamento de doenças como osteoporose, glaucoma, Parkinson e garante a implementação dos remédios anticoncepcionais para as mulheres brasileiras. A iniciativa contemplará 55 milhões de pessoas, garantindo 40 medicamentos diferentes, ofertados de graça.

O programa é marco da gestão petista, sendo responsável por distribuir medicamentos gratuitamente por convênio com farmácias privadas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamentos de doenças como diabetes, asma e hipertensão. Na ocasião, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou como deve funcionar a nova farmácia popular, com mais acesso da população.

Na ocasião, o presidente Lula enfatizou que o cuidado com a saúde será prioridade durante o seu governo.

Vale destacar que o programa também vai facilitar o acesso para a população indígena aldeada. Onde será nomeado um representante de comunidade, que ficará responsável por retirar os medicamentos na unidade mais próxima. Ao todo 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. A estimativa é que até o final de 2023 o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Sua última atividade em solo pernambucano foi na inauguração do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde cerca de 1.125 estudantes são atendidos pelo campus em educação profissional, científica e tecnológica.

O presidente esteve em Pernambuco desde terça-feira (6), quando visitou o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ao lado da governadora Raquel Lyra, do prefeito do Recife, João Campos, ministros e políticos do Estado.

Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook