Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Lula critica exigências no acordo com UE e diz que premissa não deve ser 'desconfiança e sanção'

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O encontro abordou temas como o meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos

13/06/2023
    Compartilhe:

O encontro abordou temas como o meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen na segunda-feira (12) para tratar de assuntos de interesse internacional, como o meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência e direitos humanos. 

Durante o encontro, o chefe de estado criticou a exigência ambiental acrescentada  ao acordo Mercosul-União Europeia que visa a aplicação de sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários.

"Expus à presidente von der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo, apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções"

Ainda de acordo com Lula, os europeus aprovaram legislações que podem “prejudicar” o Brasil. 

"A União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil"

Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook