Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Justiça afasta oito policiais militares por morte de indígena no Sertão pernambucano

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Caso é tratado como "morte a esclarecer" e segue em investigação

08/08/2022
    Compartilhe:

Caso é tratado como

Foto: Divulgação / G1

A Justiça de Pernambuco afastou das atividades de rua os oito policiais militares envolvidos na abordagem que terminou com a morte do indígena da etnia Atikum, Ednaldo Manoel de Souza, de 61 anos, em junho deste ano, no município de Carnaubeira, no Sertão. A determinação do afastamento veio após populares e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoime) denunciarem a ação dos policiais.

Segundo eles, o indígena foi abordado em frente à sua casa e agredido pelos policiais após negar ter arma de fogo na sua residência. Edvaldo morava na Aldeia Olho D'água do Padre e após a agressão, teria passado mal, sido socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu e faleceu. Segundo informações, foi proferido um tapa no tórax do idoso. Os policiais também foram ouvidos, afastados e por determinação da Justiça ficarão dentro do quartel.

O caso que é tratado como "morte a esclarecer" segue em investigação, onde na quinta-feira passará por uma reprodução simulada, com participação dos oito policiais envolvidos. A simulação visa esclarecer possíveis dúvidas sobre a abordagem que culminou na morte do indígena.

Ouça a nota do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook