Julgamento define se proprietários de prédios caixão continuarão a ter direito à indenização
Decisão está marcada para próxima quarta-feira (07) na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Foto: Miva Filho/Secom
Está marcado para a próxima quarta-feira (07) o julgamento que definirá se os proprietários de prédios caixão continuarão a ter direito à indenização dos danos sofridos em seus imóveis ou se esse direito já está extinto. Com repercussão geral, a decisão judicial valerá para todos os proprietários de prédios ou casas adquiridos no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) com vícios de construção estrutural. O julgamento será na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A tese defendida pela Advocacia Geral da União (AGU), e pelas seguradoras dos prédios caixão, é que o direito de os mutuários buscarem as indenizações acaba um ano após a quitação dos financiamentos habitacionais. Como a maioria dos financiamentos foi quitada ao longo dos anos, se prevalecer esse entendimento, haverá a extinção automática dos direitos para 99% dos proprietários dos prédios caixão da Região Metropolitana do Recife. Haverá, também, a invalidação total da proposta do governo federal e do governo do Estado para indenizar os prédios que estão interditados, feita no mês de junho. Nesta situação, estão mais de 12 mil famílias em Pernambuco.
Na tarde desta sexta-feira (02) uma Audiência Pública, proposta pelos vereadores do município do Paulista, no Grande Recife, é realizada para esclarecer alguns pontos sobre o julgamento para os proprietários dos imóveis. Os advogados envolvidos nas questões estão no local para orientar os mutuários.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Domingo terá tempo parcialmente nublado com chuva rápida na RMR e outras regiões, diz Apac
As chuvas serão de intensidade fraca à moderada
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Pernambuco adota ferramenta nacional de alerta para desastres naturais
Sistema Defesa Civil Alerta (DCA) começa a funcionar em maio e promete...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Hospital das Clínicas da UFPE pede doação de leite humano para bebês prematuros
Estoque do Banco de Leite só garante alimentação dos recém-nascidos por...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser finalizadas até 2029
Dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, comemora desativação da Penitenciária Barreto Campelo
A unidade contava com 640 vagas e 472 presos em regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Nova tarifa social da Compesa passa a valer a partir de 26 de abril
2 milhões de pernambucanos serão beneficados, havendo reajuste de 9,98% nas...