Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Iphan sugere instalação do data center na Fábrica Tacaruna e reprova doação de terreno do Espaço Ciência


Por: REDAÇÃO Portal

O espaço foi cedido a duas empresas privadas para a instalação de um data center e um ponto de chegada de um cabo submarino de internet

06/12/2022
    Compartilhe:

O espaço foi cedido a duas empresas privadas para a instalação de um data center e um ponto de chegada de um cabo submarino de internet

Foto: divulgação/g1

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviou um ofício ao Governo do Estado de Pernambuco, e emitiu nota técnica em relação a doação de parte do terreno do Espaço Ciência, um museu a céu aberto localizado no Grande Recife, para a iniciativa privada.

O espaço foi cedido a duas empresas privadas para a instalação de um data center e um ponto de chegada de um cabo submarino de internet. A medida foi alvo de questionamentos por parte do Ministério Público e de pedido do Ministério Público de Contas. O IPHAN pontuou que a área doada as duas empresas privadas fazem parte da região que  é Área de Entorno e de Proteção da Paisagem do Sítio Histórico de Olinda, e que, por isso, qualquer obra só pode ocorrer depois de análise técnica e aprovação do órgão federal, o que não ocorreu.

O terreno doado tem cerca de 8 mil metros quadrados. A direção do Espaço Ciência disse ter sido surpreendida, no início de novembro, com uma notificação de uma empresa privada exigindo a retirada "com urgência" de objetos em exposição para o início das obras.

No documento enviado, o IPHAN ainda sugere que o Governo use a antiga Fábrica Tacaruna para a instalação do data center, que é um centro de processamento de dados com computadores de última geração. A antiga fábrica foi inaugurada em 1895,  em 1992 desativada e tombada pela Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe) e pelo Conselho Estadual de Cultura em 1994.

Desde então, foi alvo de vários projetos de tentativa de recuperação, mas até hoje está em ruínas. Na nota técnica emitida, o Iphan pede que a fábrica seja aproveitada no projeto e, assim, seja restaurada, cumprindo o previsto no Plano Diretor de Olinda. O governo do estado diz que, em contrapartida pela doação do terreno, que fica no Recife, o Espaço Ciência vai receber outra área, de 10 mil metros quadrados, em Olinda, que pertencia à Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Ouça a nota da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook