Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Internações por síndromes respiratórias aumentam no Norte e Nordeste

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os casos de SRAG têm aumentado nas últimas seis semanas principalmente entre crianças e adolescentes.

27/06/2023
    Compartilhe:

Os casos de SRAG têm aumentado nas últimas seis semanas principalmente entre crianças e adolescentes.

Os casos graves de vírus sincicial respiratório (VSR), em crianças tem provocado aumento nos casos graves de síndrome respiratória e hospitalizações nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Alguns estados também tem registado crescimento no número de casos em adultos. Embora haja uma tendência de estabilização ou queda da doença em crianças no Centro-Sul, levará tempo para refletir em uma diminuição nas hospitalizações, de acordo com o Boletim Infogripe mais recente divulgado nesta terça-feira (27) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nos estados do Acre, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima, as hospitalizações devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) têm aumentado nas últimas seis semanas, principalmente entre crianças e adolescentes. Além disso, em Sergipe, além do aumento nessa faixa etária, também houve um aumento entre adultos mais idosos.

As baixas temperaturas favorecem as infecções respiratórias, sendo importante manter os cuidados. Nas últimas semanas, o VSR foi responsável por 40% dos casos de síndrome respiratória, seguido pela COVID-19, influenza A e influenza B. A COVID-19 ainda causa metade das mortes por síndromes respiratórias graves no país. Por outro lado, o número de casos de COVID-19 está diminuindo na população adulta, mas a gripe, principalmente a influenza A, continua sendo uma preocupação.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook