Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

INSS contrata 250 técnicos de seguro social para ampliar atendimento

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Ainda há cerca de 2.000 candidatos aprovados que aguardam nomeação para o cargo de técnico do seguro social

19/09/2023
    Compartilhe:

Ainda há cerca de 2.000 candidatos aprovados que aguardam nomeação para o cargo de técnico do seguro social

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 250 candidatos que passaram no concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2022. Essa decisão foi oficializada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19). Esses novos servidores ocuparão posições como técnicos do seguro social, que são profissionais de nível médio encarregados do atendimento ao público nas agências do país. 

Vale mencionar que em junho deste ano, o governo federal já havia autorizado a nomeação de 1.000 candidatos aprovados no mesmo concurso, que estavam no cadastro reserva.

Segundo o INSS, ainda há cerca de 2.000 candidatos aprovados que aguardam nomeação para o cargo de técnico do seguro social. A necessidade de agilizar a fila de benefícios levou o governo a aproveitar esse processo seletivo, adiando a realização de um novo concurso para analistas para o próximo ano.

Essa ação faz parte de um conjunto de medidas para reduzir o tempo de processamento dos benefícios do INSS. Em julho deste ano, uma medida provisória estabeleceu o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, oferecendo remuneração adicional aos servidores que atingirem metas, além de suas atividades regulares.

Além disso, em agosto, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a Proposta Orçamentária da Previdência Social (PLOA) para 2024, que prevê a realização de um novo concurso público para contratar mais 7.655 técnicos do seguro social e 1.574 peritos médicos. Isso visa melhorar o atendimento da Previdência Social e a implementação de políticas públicas, e a proposta ainda precisa ser analisada pelo Ministério da Previdência Social.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook