Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Indústria recua em 12 locais em setembro, mas Pernambuco mantém alta de 2%

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os resultados do estado e do Ceará (3,7%) alavancaram os números da Região Nordeste, que apresentou volume de 0,6%

08/11/2022
    Compartilhe:

Os resultados do estado e do Ceará (3,7%) alavancaram os números da Região Nordeste, que apresentou volume de 0,6%

Foto: Agência Brasil / EBC

O setor industrial nacional recuou em 12 dos 15 estados analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de agosto para setembro de 2022, com média nacional apresentando -0,7%. As principais quedas foram observadas em Santa Catarina, com -5,1% e no Paraná, com -4,3%. Pernambuco, no entanto, foi na contramão nacional, mantendo alta de 2%.

O estado ocupa a segunda posição entre os locais pesquisados, ficando  abaixo apenas do Ceará, que lidera no nível nacional, com 3,7%. A manutenção em Pernambuco se explica pelo retorno da safra do açúcar no Nordeste, o que influencia positivamente a indústria pernambucana. Os resultados desses dois estados alavancaram os números da Região Nordeste, que apresentou volume de 0,6%. A gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, detalha os dados.

Segundo Fernanda Estelita, o destaque ficou com a Metalurgia.

No acumulado dos últimos 12 meses, em comparação com o ano anterior, a Fabricação de outros veículos de transporte, exceto automotores, lidera, com 39,8%, seguido pela Fabricação de produtos alimentícios com 5,5%. Já a Fabricação de produtos têxteis, por outro lado apresentou a maior queda, com -24,4%, junto com a Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com -19,3%.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook