Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Indústria de Pernambuco tem a segunda maior queda entre 15 locais analisados

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Economista e Coordenador do Núcleo de Economia da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Cezar Andrade, analisa os os principais fatores que levaram a esse resultado

11/09/2019
    Compartilhe:

Economista e Coordenador do Núcleo de Economia da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Cezar Andrade, analisa os os principais fatores que levaram a esse resultado

Entre 15 locais que foram analisados pelo Brasil, o setor industrial de Pernambuco registrou o segundo maior recuo em julho deste ano em relação à mesma época do ano passado. O estado apresentou o segundo pior desempenho do país, a queda foi de 3,9% na série com ajuste sazonal, atrás apenas do Amazonas (-6,2%), e chegou ao recuo de 10,2% sem a variação da estação, atrás do Espírito Santo (-14,2%).

De acordo com o Economista e Coordenador do Núcleo de Economia da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Cezar Andrade, dois fatores principais podem ser atribuídos ao resultado negativo: a crise na Argentina, já que o país é o principal destino das importações de Pernambuco, e o encerramento das atividades do Estaleiro Atlântico Sul.

Apesar desse resultado, o economista acredita que uma mudança pode acontecer no segundo semestre e pode haver a recuperação de alguns setores. “A gente tem uma economia em Pernambuco também baseada no setor sucroalcooleiro. Então, a partir do segundo semestre, a safra de cana de açúcar volta e a gente pode esperar uma recuperação, pelo menos do setor de alimentos, que é o que tem o maior peso  na indústria de pernambuco”, analisa Cezar Andrade. 

Confira a análise completa e as perspectivas para o setor industrial do estado, feita por ele, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife. Para ouvir na íntegra, é só apertar no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook