Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hemope e Prefeitura do Recife promovem mutirão de doação de sangue

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Com o tema "O seu sangue pode salvar vidas", a iniciativa objetiva estimular uma maior participação de servidores e da população em geral

09/05/2024
    Compartilhe:

Com o tema

Foto: Reprodução/G1

A Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizam um mutirão de doação de sangue no dia 14 de maio. A coleta ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 15h30, na sede da Prefeitura do Recife, no bairro do Recife. Com o tema "O seu sangue pode salvar vidas", a iniciativa objetiva estimular uma maior participação de servidores e da população em geral. 

Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos. É importante ter dormido pelo menos seis horas e não estar em jejum ou ter consumido álcool nas últimas 12 horas. Evite fumar e comer alimentos gordurosos nas três horas antes da doação. Antes da coleta, haverá uma consulta para avaliar as condições clínicas dos voluntários. Para mais informações, ligue gratuitamente para 0800 081 1535.

Algumas situações em que não se deve doar sangue:

-Síndromes gripais (aguardar 15 dias, após término dos sintomas);

-Amamentação: se o parto ocorreu a menos de 12 meses;

-Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;

-Endoscopia nos últimos seis meses;

-Covid-19, após 15 dias sem sintomas;

-Situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue previstas pela legislação vigente;

-Hepatite após os 11 anos de idade;

-Evidências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Sífilis, Hepatite B/C, virus HIV, HTLV I/II, Doenças de Chagas)

-Diabetes, se usou insulina pelo menos uma vez;

-Conduzir ônibus, caminhão ou trem, pilotar avião, operar maquinário de alto risco, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho nas 24 horas;

-Estar conduzindo bicicleta.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook