Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Governo de Pernambuco afirma que retirada de 200 ônibus da RMR otimiza operação; MPPE investiga redução da frota

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo o presidente do Grande Recife "Houve a redução, de fato, mas sem o comprometimento do serviço."

26/08/2023
    Compartilhe:

Segundo o presidente do Grande Recife

Foto: via G1

Uma investigação foi iniciada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), referente à retirada de 200 ônibus do Sistema de Transporte Público (STPP) pelo governo do Estado, na Região Metropolitana do Recife. A Promotoria de Justiça de Transportes da Capital solicitou esclarecimentos à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco acerca da diminuição da frota, assim como ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), responsável pela gestão do STPP e pela autorização da redução da frota.

A redução de 200 ônibus disponíveis para atender os mais de 2 milhões de passageiros que utilizam o sistema de ônibus, ocorreu desde o início deste ano. Já em comparação com 2019, pré-pandemia de covid-19, a diminuição é de 300 ônibus, resultando em intervalos maiores entre os veículos e consequentemente superlotação, o que causa maior transtorno aos passageiros. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), "Houve a redução, de fato, mas sem o comprometimento do serviço. Estamos otimizando a operação exatamente para garantir a prestação do serviço de linhas sociais, por exemplo. Eu consigo retirar os ônibus sem que haja a diminuição do serviço. Consigo até mesmo aumentar a frequência da oferta. Não é uma redução pura e simplesmente".

A investigação do MPPE está em fase inicial. As informações foram solicitadas antes da formalização de um procedimento administrativo de investigação, que será instaurado dependendo das justificativas e ações apresentadas pelo governo estadual.

O promotor Leonardo Caribé, que assumiu a Promotoria de Justiça de Transportes da Capital neste ano, explicou: "Além das informações sobre a redução da frota, também requeremos detalhes sobre as medidas tomadas para restabelecer o sistema. Essa investigação se junta a mais de cem outras em andamento ou concluídas relacionadas ao transporte público coletivo no MPPE."

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco e o CTM têm um prazo de 20 dias para fornecer esclarecimentos ao MPPE.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook