Governo anuncia reconstrução de Santuário; Prefeitura oferece apoio psicológico às vítimas
A Arquidiocese de Olinda e Recife vai celebrar uma missa em memória das vítimas na Praça do Morro, neste sábado (31)

Foto: Reprodução/G1
O Governo de Pernambuco anunciou que vai reconstruir o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, após o desabamento do teto de sua estrutura. Segundo a governadora Raquel Lyra, será firmado um Termo de Fomento, a ser indicado pela Procuradoria Geral do Estado, entre a gestão estadual e a Arquidiocese de Olinda e Recife, para garantir o repasse dos recursos para a realização das obras de reconstrução. Raquel Lyra disse que o momento é de cuidar das vítimas, mas também de reconstruir o espaço que é tão simbólico para os recifenses e pernambucanos. A gestora disse que além de repassar os recursos para a reconstrução, o Estado seguirá com o trabalho dos laudos e das investigações para identificar o que causou o incidente que deixou duas pessoas mortas e 25 pessoas feridas.
O prefeito do Recife, João Campos, atualizou o estado de saúde das pessoas atingidas pelo desabamento e afirmou que está oferecendo apoio psicológico aos que foram afetados pela tragédia. Pelo Samu Metropolitano, foram resgatadas 20 pessoas feridas. Já o Corpo de Bombeiros retirou 4 pessoas dos escombros. Uma vítima se apresentou numa unidade de saúde, o que soma os 25 pacientes que foram atendidos pelos serviços de saúde da capital pernambucana. Até a última atualização da gestão municipal, sete pessoas tiveram alta hospitalar.
O local segue isolado para os trabalhos de investigações e perícias. A suspeita é de que o desabamento tenha ocorrido devido ao sobrepeso após instalação de placas solares no teto da estrutura. Por nota, a empresa SunBrasil, responsável pelo serviço, lamentou o ocorrido e apontou que situações meteorológicas podem ter sido a causa do incidente. A SunBrasil disse "que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, e que a meteorologia informou força excessiva dos ventos, fora da normalidade". A empresa disse ainda estar colaborando com as investigações e com a perícia que vão determinar o motivo do desabamento.
Na manhã deste sábado, foi iniciada a remoção da estrutura que desabou no local. Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil, ao lado da empresa responsável pela retirada dos materiais, deram início aos estudos técnicos de planejamento de remoção dos objetos.
Tanto o Governo de Pernambuco, quanto a Prefeitura do Recife decretaram luto de três dias na cidade e no estado. Raquel Lyra e João Campos suspenderam as atividades previstas para o fim de semana. Os candidatos que concorrem à Prefeitura do Recife também cancelaram as agendas deste sábado, em solidariedade à tragédia.
Já na noite deste sábado, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai celebrar uma missa em memória das vítimas na Praça do Morro, que fica ao lado do Santuário que desabou nesta sexta. O momento será presidido pelo Arcebispo Dom Paulo Jackson e pelo reitor do Santuário do Morro da Conceição, padre Emerson Borges.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Com salários de até R$ 4 mil, Conselho de Medicina Veterinária anuncia concurso com 105 vagas
Inscrições estão disponíveis até o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Tribunal de Contas de Pernambuco realiza auditoria para análise de obras de dragagem em Suape
Primeira Câmara avaliou a execução e o monitoramento do Canal Externo do...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Aneel mantém bandeira verde na tarifa de energia para o mês de abril
Contas de luz seguirão sem cobranças extras
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Acidente envolvendo três veículos deixa cinco feridos em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Teste do bafômetro realizado pelos motoristas foi negativo