Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Gerente de operações da Celpe destaca medidas para evitar acidentes com eletricidade

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Final do ano é marcado por aumento de reformas e instalações elétricas

10/12/2019
    Compartilhe:

Final do ano é marcado por aumento de reformas e instalações elétricas

O período de final de ano, tradicionalmente, registra um aumento nas reformas em residências, com o intuito de deixar o ambiente mais confortável para as festividades. Além disso, muitas instalações elétricas, mesmo que mínimas, são feitas para garantir a decoração iluminada dos locais que entram no clima natalino. Nessa época, os cuidados com a rede energética devem ser dobrados para evitar para evitar possíveis acidentes e minimizar os riscos com a eletricidade. 

Durante o programa CBN Recife, o gerente de operações da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Fábio Barros, fez um alerta sobre os cuidados necessários ao realizar as reformas. Inicialmente, ele destacou que os interessados em fazer as obras, pequenas ou grandes, devem contratar profissionais qualificados e acompanhar se eles estão utilizando os equipamentos de proteção adequados. Associada à escolha, os interessados devem tomar medidas preventivas baseadas na localização das obras, se interferem na parte interior ou inferior da casa. “Na parte externa, é bom ter o cuidado da aproximação das fachadas e das janelas da rede elétrica. É imprescindível observar a distância da fiação elétrica e respeitar os limites dessas paredes, fachadas e janelas, que tem que ficar a partir de 2,5m de distância da nossa rede”, explica Fábio. 

Em relação a parte interna, o cuidado mencionado por Barros pode parecer básico, mas a falta dele continua provocando acidentes graves nas residências, que é a combinação de água com energia. “Nunca, em nenhuma hipótese,  deverá ser manuseado equipamento elétrico estando com o corpo molhando, sempre estar calçado, porque a água e a energia realmente não combinam. Ela potencializa o efeito do choque”, alerta o gerente de operações da Celpe.

Confira outras dicas na entrevista completa com Fábio Barros, disponível no play acima.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook