Mesmo com alguns desafios, como a substituição de 221 urnas que apresentaram problemas técnicos e a pandemia do novo coronavírus, órgão aponta que o primeiro turno da eleições municipais foi tranquilo

Foto: Reproducao / G1
Após o final do primeiro turno das Eleições Municipais do Recife, realizado neste domingo (15), é possível repercutir como foi realizada a votação na capital pernambucana. De maneira geral, os cidadãos ressaltaram que o processo eleitoral foi feito de maneira tranquila, mesmo diante da condições referentes à crise sanitária mundial, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Inclusive, foi perceptível a adesão da grande maioria da população das medidas de segurança: máscara, álcool em gel e distanciamento social.
No entanto, alguns problemas estiveram presentes na decisão da nova gestão municipal, muitos antigos, como a poluição das ruas com panfletos jogados no chão, outros contrários à necessidade atual da pandemia, como aglomerações e festas na frente de alguns colégios eleitorais. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante,por suspeita de compra de votos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com Secretaria de Defesa Social (SDS) , as seis pessoas foram levadas para a delegacia da cidade. O órgão informou que não há políticos envolvidos nesse caso e todos os autuados em flagrante serão encaminhados para a audiências de custódia.
Ao longo do dia, foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) que cerca de 211 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor do TRE-PE, Orson Lemos, ressaltou que os defeitos das máquinas não representam agravantes para o processo. ‘’Nós já preparamos 18.771 urnas e preparamos 1.700 de contingência. Historicamente, é um percentual mínimo. Na hora de substituir, é mantido o sigilo do voto, é mantido os votos das que ficaram inoperantes, são transferidos para a nova urna, sem identificação de ninguém, sem identificação dos votos. É garantido o sistema e não há perda nenhuma dos votos’’, explica o diretor, que comemora o dia de votação calmo, mesmo com alguns desafios: “foi mais simples do que uma Eleição Geral”.
Confira outras informações na entrevista completa com Orson Lemos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, é afastado por 30 dias após operação da Polícia Civil
Investigação apura esquema de corrupção, fraude em licitação e lavagem...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Álvaro Porto decide judicializar atraso no pagamento das emendas de 2024
Gestão estadual afirma que todos os recursos não pagos foram reempenhados...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
PSDB de Pernambuco sofre debandada após diretório nacional nomear Álvaro Porto como interventor
A decisão inclui o atual presidente, Fred Loyo, a vice-governadora Priscila...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito e vice do município de Correntes têm mandato cassado por suspeita de abuso de poder político e econômico
Defesa alega não haver notificação oficial da decisão judicial
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Governo indica Virgílio Oliveira para administração de Fernando de Noronha
Advogado será sabatinado na Alepe antes de assumir gestão da ilha
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Priscila Krause nomeia mais 13 líderes políticos para cargos na Casa Civil
Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira...