Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Fiocruz em Pernambuco recebe financiamento para qualificar insumo 100% nacional para uso no teste rápido da leishmaniose visceral

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A expectativa é que o novo antígeno produzido possa ser agregado ao teste rápido sorológico utilizado no SUS

10/04/2024
    Compartilhe:

A expectativa é que o novo antígeno produzido possa ser agregado ao teste rápido sorológico utilizado no SUS

Foto: Reprodução/Fiocruz-PE

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco recebeu financiamento para desenvolver um insumo nacional para o teste rápido da leishmaniose visceral, uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito palha que afeta humanos e animais, tendo os cães domésticos como principais reservatórios da enfermidade. A falta de tratamento em humanos pode levar a óbito em 90% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). O insumo, uma proteína sintética, foi criado em laboratório e será utilizado em testes de triagem para diagnosticar a doença em humanos e cães. 

O projeto recebeu mais de R$ 800 mil em financiamento para os próximos 3 anos e visa melhorar a eficácia dos testes existentes no mercado. A pesquisa, que envolveu colaboração com a Fiocruz da Bahia, é coordenada pelo biólogo Osvaldo Pompílio de Melo Neto.

A expectativa é que o novo antígeno produzido possa ser agregado ao teste rápido sorológico utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) ao finalizar todas as etapas necessárias. Atualmente, não há nenhum produto nacional com essa eficácia, sendo preciso importar um insumo utilizado no teste para humanos e outro para o de cães.  

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook