O povo católico da capital pernambucana vivencia a sua fé e devoção
Foto: Mayara Amâncio/CBN Recife
O dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, é celebrado nesta terça-feira (16). Durante o novenário, iniciado no último dia 6 de julho, milhares de fiéis ocuparam as dependências e o pátio externo da histórica Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Seja para render homenagens, fazer promessas ou agradecer, o povo católico da capital pernambucana vivencia a sua fé e devoção a "Carminha", como Nsa. do Carmo é carinhosamente chamada.
Preparação
Frei Caio faz parte da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Ele conta como a preparação da Festa, celebrada em julho, começa bem antes. Uma verdadeira união é feita entre os religiosos e voluntários para que cada detalhe saia como planejado.
“Eu acredito que para nós, Carmelitas, a preparação já começa desde fevereiro. Então a gente vem fazendo reunião com os frades das comunidades nessa preparação, assumindo os grupos que vão estar à frente da festa.
Carmo para nós é a esperança dos carmelitas e do povo de Deus, porque além do título de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora é nossa mãe. Assim como Santa Terezinha sempre dizia, Nossa Senhora é mais mãe do que rainha”, conta.
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife
Fé em família
Mariana Fragoso, de 39 anos, natural do Recife, trouxe a mãe e a sobrinha para render graças à Padroeira do Recife. Ela conta que essa tradição é passada de geração em geração, e participar da Festa junto à família carrega emoção e tradição.
“Quando a gente entrega a nossa vida pra Nossa Senhora, a gente tá esperando que possa alcançar os nossos objetivos, e ela é importante demais pra gente. Tudo que a gente pede, a gente recebe: é uma representação de fé mesmo.
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife
Estamos aqui juntas pela primeira vez, e crescemos no mundo católico. Já vem de uma hereditariedade da família da, então poder levar pra ela (a sobrinha) essa experiência é incrível”, ressalta.
Carminha
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife
Na Festa do Carmo também é possível encontrar figuras especiais: Carmem Lúcia é uma delas. A fiel de 57 anos é moradora do bairro de Casa Amarela (cor que representa Nossa Senhora do Carmo, junto ao marrom), na Zona Norte do Recife, também celebra nova idade no mês de julho, e fez questão de estar coberta de amarelo, da cabeça aos pés, para entrar na Basílica do Carmo. Com muito vigor, “Dona Carminha” representa a relação carinhosa de um povo com a sua fé.
“Meu nome é Carmen, e já que minha mãe não pôde vir, eu venho todo ano pagar a promessa que ela fez por mim. E agradecer a ela, por minha família, por minha mãe, por minha vida! Eu sempre venho pra cá, porque tenho muita fé e gratidão a ela”, finaliza emocionada.
Pelo 328º ano, Nossa Senhora do Carmo é celebrada pelo povo católico do Recife, que assim como Frei Caio, Mariana e Carminha, já passa a esperar, ansiosamente, pelo reencontro com a Mãe do Carmelo em 2025.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no ‘Play’ acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Recife homenageia Elba Ramalho, Marron Brasileiro e Troça Abanadores do Arruda no Carnaval
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2)
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Prefeitura do Recife lança mutirão para negociar débitos de pequenos empreendedores
As condições para renegociação de dívidas estarão disponíveis até 31...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Túnel Felipe Camarão, no Jordão, alaga e causa transtornos aos motoristas
O problema é recorrente na região
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Primeiro parque alagável do Recife é inaugurado nos bairros do Ipsep e Areias
Equipamento funciona como área de lazer e para mitigar enchentes
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Recife assume a direção da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais
A chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, vai representar a capital...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Abertura da 120ª Festa da Conceição do Morro leva fiéis à Zona Norte do Recife
A Procissão da Bandeira e uma missa marcaram o momento