Exploração infantil cresce com os impactos da pandemia, destaca procuradora do trabalho
Coordenadora de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente da Procuradoria Regional do Trabalho 6ª região ressalta a necessidade de preservar os direitos do público infantil diante da crise socioeconômica

Foto: Reprodução/G1
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado nesta sexta-feira (12). Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Jailda Pinto, destacou que, diante dos impactos da pandemia, houve um crescimento da exploração do trabalho infantil, devido à falta de renda das famílias, que acaba gerando essa consequência irreversível. “Para muitas crianças, adolescentes e suas famílias, essa crise significa uma educação interrompida, doenças, a morte do adulto responsável por seu sustento, a perda da renda familiar e o trabalho infantil. Então, é necessário proteger crianças e adolescentes de forma especial e garantir que eles sejam prioridade absoluta na resposta à essa crise”, afirma a procuradora.
Ainda de acordo com a coordenadora de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente da Procuradoria Regional do Trabalho 6ª região, uma das principais questões do trabalho infantil é a invisibilização que ele sofre, já que muitas pessoas não fazem denúncia e acabam naturalizando a prática por crianças de baixa renda. Por isso, ela ressalta a importância da campanha para despertar esse assunto na sociedade, a fim de que esse tipo de comportamento torne-se inadmissível. “Temos que desconstruir os mitos que envolvem essa questão. Muita gente diz que é melhor uma criança trabalhar do que roubar, mas não é: ambas são violações aos Direitos das Crianças e Adolescentes. Seus direitos são estar em uma escola de qualidade, de preferência em tempo integral, em que nesse momento elas possam ter acesso à educação, esporte, lazer, cultura, convívio com pessoas da sua idade”, ressalta Jailda Pinto.
Confira outras informações na entrevista completa com Jailda Pinto, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Ex-prefeito de Tamandaré é multado pelo TCE por pagar trabalhadoras domésticas com dinheiro da Prefeitura
A mãe e a avó do menino Miguel Otávio recebiam como servidoras municipais
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Homem de 45 anos morre após afogamento na Praia de Boa Viagem, no Recife
Um segundo banhista, de 50 anos, também foi resgatado, mas não precisou de...
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Porto Digital, em parceria com Sudene e Embratur, abre inscrições para programa de inovação no turismo do NE
Projetos selecionados poderão receber mais de R$ 500 mil
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Com salários de até R$ 4 mil, Conselho de Medicina Veterinária anuncia concurso com 105 vagas
Inscrições estão disponíveis até o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações