Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti é enterrado em João Alfredo, Agreste de PE


Por: REDAÇÃO Portal

Por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve velório. Mesmo com determinações para evitar uma reunião de pessoas no local, houve aglomeração em frente ao cemitério

15/07/2020
    Compartilhe:

Por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve velório. Mesmo com determinações para evitar uma reunião de pessoas no local, houve aglomeração em frente ao cemitério

Foto: TV Asa Branca

Sepultado na tarde desta quarta-feira (15) no cemitério da cidade de João Alfredo, no Agreste Pernambucano, o corpo do ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti. Ele morreu aos 89 anos, quando estava dormindo no apartamento onde morava no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Severino era diabético e sofreu uma queda em 2019 quando fraturou o fêmur e a bacia. O ex-Deputado federal cumpriu três mandatos: entre 1995 e 1999, 99 até 2003 e de 2003 até 2007. Sendo eleito em 2005, presidente da Câmara dos Deputados. 

Mas no dia 21 de setembro de 2005 depois de muita pressão, ele renunciou o mandato por causa da denúncia de propina a um dos restaurantes da Câmara, no escândalo que ficou conhecido como "Mensalinho" onde, segundo as investigações, ele cobrava R$ 10 mil reais de propina ao dono do restaurante. A denúncia veio na mesma época do Mensalão.

Na presidência, ficou entre janeiro e setembro mas, foi muito contestado, principalmente depois das denúncias contra ele. Em um dos embates históricos ele teve a gestão questionada pelo ex-deputado Fernando Gabeira, a época no partido Verde.

Severino José Cavalcanti Ferreira também foi deputado estadual por sete mandatos entre 1967 e 1995. Também foi prefeito de João Alfredo por duas vezes, mas em 2012 precisou deixar a gestão da cidade natal, por que teve a candidatura impugnada pelo TRE, o Tribunal Regional Eleitoral com base na lei da ficha limpa. O governador de Pernambuco Paulo Câmara afirmou em nota que a morte de Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política do Estado. O presidente do Partido Progressista, PP, Eduardo da Fonte, última sigla que Severino era filiado, também divulgou nota lamentando a morte do político. Severino Cavalcanti deixa esposa, três filhos e netos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook