Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Estudantes pernambucanos embarcam para intercâmbio no Chile pelo Programa Ganhe o Mundo


Por: REDAÇÃO Portal

Primeira turma com 94 alunos viajou nesta quarta (19); nova rodada acontece na sexta (21)

19/03/2025
    Compartilhe:

Primeira turma com 94 alunos viajou nesta quarta (19); nova rodada acontece na sexta (21)

Foto: Josimar Oliveira

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) retomou suas atividades em 2024 e iniciou, nesta quarta-feira (19), o embarque dos primeiros estudantes da rede pública estadual para um intercâmbio no Chile. No total, 94 jovens viajaram para Santiago, onde terão a oportunidade de aprimorar o espanhol, frequentar escolas locais e vivenciar uma nova cultura. Na sexta-feira (21), mais 98 estudantes partirão para o país sul-americano, totalizando 192 intercambistas nesta edição.

A experiência tem sido descrita como a realização de um sonho pelos alunos e autoridades. “O embarque destes estudantes representa a concretização de um desejo que eles nutriram ao longo dos últimos anos. Essa oportunidade abre portas para um futuro melhor para eles e para Pernambuco”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias anfitriãs e iniciarão suas atividades escolares na próxima segunda-feira (24).

Para muitos alunos, a viagem representa também a primeira experiência em um avião. Maria Cecília Gomes, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Senador Wilson Campos, de Paudalho, revelou seu nervosismo, mas enfatizou a importância do intercâmbio. “É uma oportunidade única. Quero conhecer a cultura chilena e trazer um pouco dela para a minha cidade também”, afirmou. Já Rafael Pessoa, da ETE Mário José Vasconcelos, de Bezerros, celebrou a chance de estudar no exterior. “Nunca imaginei que teria essa oportunidade. A saudade de casa vai ser grande, mas estou animado para essa experiência”, disse.

Com duração de 18 semanas, o intercâmbio prevê que os estudantes se aprofundem no idioma espanhol e explorem a cultura chilena por meio de atividades extracurriculares e visitas a pontos turísticos. A edição atual do PGM previa 200 vagas, mas oito alunos desistiram durante o processo de documentação.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook