Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Estado lança licitação para retomar obra no Complexo Prisional de Araçoiaba


Por: REDAÇÃO Portal

Paralisação da unidade 2 ultrapassa uma década

21/03/2025
    Compartilhe:

Paralisação da unidade 2 ultrapassa uma década

Foto: Divulgação/Secom-PE

Após mais de uma década de paralisação, a unidade 2 do Complexo de Araçoiaba, situado na Região Metropolitana do Recife, deve ter suas obras retomadas pelo Governo de Pernambuco. O edital de licitação foi divulgado no Diário Oficial do Estado. A iniciativa integra a reestruturação do sistema prisional, dentro do programa Juntos pela Segurança, que busca ampliar a oferta de vagas e aprimorar a infraestrutura para fortalecer o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Com a retomada, o governo estadual concluirá a modernização do complexo penitenciário, que também inclui as unidades 1 e 3, atualmente em obras.

O investimento previsto para a unidade 2 é de aproximadamente R$ 40 milhões, oriundos de recursos federais e estaduais. O espaço, com área construída de cerca de 13 mil m², contará com duas cadeias públicas masculinas, cada uma com capacidade para 388 internos, totalizando 776 vagas.

O edital de licitação já foi publicado, e as empresas interessadas poderão enviar suas propostas até o dia 24 de abril de 2025. A documentação estará disponível a partir de 28 de março no Portal Eletrônico da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) – www.cehab.pe.gov.br – e também no sistema do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br).

O Complexo de Araçoiaba é formado por três unidades prisionais (1, 2 e 3), todas retomadas na atual gestão estadual. As obras da unidade 1, que abriga duas cadeias públicas masculinas e oferecerá 814 vagas, foram reiniciadas no ano passado, com previsão de conclusão no primeiro semestre deste ano. Já a unidade 3, retomada em fevereiro deste ano, conta com três cadeias públicas masculinas e disponibilizará 1.164 vagas. Com a finalização da unidade 2, o complexo penitenciário atingirá um total de 2.754 vagas, consolidando um importante reforço na estrutura do sistema prisional pernambucano.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook