Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério abre inscrições para cursos gratuitos
Formulários devem ser preenchidos até a próxima quarta-feira (18)

Foto: Divulgação/ECOM-BH
A Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério (ECOM-BH), localizada na Zona Norte do Recife, está com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira (18), para cursos gratuitos de musicalização infantil (crianças de 7 a 12 anos) e capacitação musical (a partir dos 16 anos).
A ECOM-BH foi criada pelo músico, educador e compositor Maestro Forró, em 2002. E pela primeira vez, o curso de aperfeiçoamento dos Maestros e Regentes das Bandas e Fanfarras da rede estadual de ensino conta com a parceria entre a ECOM-BH e a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE).
Já os cursos de capacitação musical para jovens e adultos e de musicalização infantil foram viabilizados com recursos de emendas parlamentares, por meio do deputado estadual João Paulo (PT).
Para o curso voltado aos maestros, as inscrições devem ser feitas por meio do site da Gerência de Açães Culturais (GAC) da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
Quanto aos demais preparatórios, os formulários de inscrição estão disponíveis na bio do perfil @ecom_bh.
Um dos frutos da ECOM é a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH), e todos os componentes do conjunto estão envolvidos no processo pedagógico, como relata o Maestro Forró.
“Eu e todos os componentes da OPBH somos parte desse processo pedagógico, tendo como pilares: pesquisa, manutenção, releitura e interação atrelados a diversidade musical e artística da comunidade da Bomba do Hemetério, com variadas linguagens culturais do Brasil e do mundo”, disse o maestro.
Notas de Alegria: Musicalização Infantil
O curso de musicalização infantil conta com 50 vagas, e terá duração de 9 meses, a partir do dia 5 de outubro (previsão de término para 30/05/2025). Haverá duas turmas: uma pela manhã e outra à tarde, realizando atividades durante a semana, e prática coletiva aos sábados.
Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento cognitivo, expressão emocional, socialização e inclusão social.
Projeto Jovens e Adultos: Frevando em Bomba do Hemetério Modulo II
Já o Projeto Jovens e Adultos é a continuação do "Curso de Capacitação Frevando em Bomba do Hemetério Módulo I", e busca desenvolver aspectos técnicos musicais como: sonoridade, afinação, articulação, dinâmica e prática de conjunto.
O curso também será iniciado em 5 de outubro, com previsão para término em 28 de março de 2025. As aulas são voltadas para jovens, a partir dos 16 anos, com aulas de trompete, percussão, trombone, saxofones e tuba.
A estrutura do curso propõe 05 turmas (cada uma turma com 10 alunos) 2 aulas por semana para cada instrumento (aula coletiva e individual) e mais 01 aula de prática de conjunto aos sábados com todos os alunos e professores, totalizando 03 aulas por semana (9 h/a por professor, durante 05 meses).
Os interessados devem possuir seu próprio instrumento para participar do curso, ter conhecimentos básicos de execução instrumental e leitura de partituras no mínimo em nível mediano.
Resultado
O resultado dos selecionados será disponibilizado no dia 27 de setembro, via e-mail e WhatsApp.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Programa Mãos Solidárias vai alfabetizar 18 mil pessoas em nove estados brasileiros
Iniciativa em parceria com UFPE e MEC pretende reduzir taxa de analfabetismo...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Passaporte Digital qualifica jovens em tecnologia em Lagoa de Itaenga
Projeto da Associação Conexão Social capacita 60 alunos de escolas...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Sebrae PE realiza mutirão de capacitações e serviços nesta sexta-feira
Primeira edição do Sebrae Transforma Mais será realizada na sede da...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Recife abre 120 vagas para 2ª edição do Curso Educação, Saúde e Cidadania na Velhice
Pessoas idosas interessadas podem se inscrever até esta quarta-feira (26)
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
UFPE lança curso de Inteligência Artificial com 50 vagas e início neste semestre
Graduação será oferecida no Centro de Informática e usará notas do Enem...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Recife lança projeto de educação ambiental em escolas municipais da Zona Oeste
A iniciativa é voltada para o enfrentamento das mudanças climáticas e a...