Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Entenda sobre a doença crônica Psoríase

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Dermatologista afirma que é possível deixar os pacientes sem lesão com o tratamento

29/10/2019
    Compartilhe:

Dermatologista afirma que é possível deixar os pacientes sem lesão com o tratamento

O Dia Mundial da Psoríase, celebrado nesta terça-feira (29), tem como objetivo a conscientização das pessoas sobre as características da doença. Diante da oportunidade, a dermatologista, titular da Sociedade Brasileira de  Dermatologia (SBD), Juliana Fontan, durante o programa CBN Recife, explicou as características, os sintomas e como funciona o tratamento dos pacientes que apresentam o problema. 

Inicialmente, a médica frisou que a Psoríase  não é uma doença contagiosa, é um tipo de doença autoimune inflamatória, em que o próprio sistema imunológico do paciente produz lesões, que se caracterizam por placas avermelhadas, que descamam e, frequentemente, estão em localizações típicas como couro cabeludo, cotovelo, joelho, podendo atingir também as unhas e, em alguns casos, grande parte do corpo. “É uma doença que a gente chama de Doença Eritema Descamativa, que é vermelha e despela, podendo ou não ter coceira”, afirma a médica. 

A dermatologista ressaltou que, apesar de ser uma doença crônica, sem cura, é possível clarear as lesões, limpá-las e até deixar os pacientes sem lesões a partir do tratamento, que é diferente para cada caso. “Depende da ascensão da lesão. Aos pacientes que têm doenças mais localizadas, o tratamento indicado vão ser tratamentos tópicos, a base de creme, pomadas, loções ou shampoo. Já os pacientes que tem uma doença mais grave, mais disseminada, vão precisar de um tratamento estendido, com comprimidos, com fototerapia ou até com imunobiológicos”, destaca Juliana. 

Confira outras informações sobre a doença na entrevista completa com Juliana Fontan, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook