Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Em Pernambuco, oito pessoas morreram por leptospirose neste ano

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Aumento de notificações da doença apresentou uma crescente de 80,2% em 2022

15/08/2022
    Compartilhe:

Aumento de notificações da doença apresentou uma crescente de 80,2% em 2022

Foto: Divulgação / G1

Pernambuco registrou oito mortes devido a leptospirose, só neste ano. Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os óbitos aconteceram no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão até o dia 30 de julho. O aumento de notificações da doença apresentou uma crescente de 80,2%. Segundo Francisco Duarte, Gerente de Vigilância de Zoonoses de Pernambuco, o período é propício para esse aumento.

A SES foi notificada de 1.169 casos suspeitos, destes 231 foram confirmados, 239 descartados e 699 estão em investigação. Na comparação com o mesmo período do ano passado, foram 24 mortes e 290 casos notificados, sendo 97 confirmações. No apurado anual, 2021 registrou 441 casos, 131 confirmados, 184 descartados e 126 casos em investigação, além de 34 mortes.

São apontadas 54 cidades pernambucanas que enviaram notificações de provavéis casos da leptospirose este ano. 19 delas tiveram confirmações da doença. Segundo Francisco, um trabalho conjunto entre a população e entidades municipais é uma importante arma contra a infecção.

A leptospirose pode ser assintomática, no entanto, quando apresentam sintomas se evidenciam através de febre, náuseas, e dores de cabeça e no corpo, em principal nas panturrilhas. Em alguns casos, os calafrios, dor de garganta e sensibilidade à luz podem se apresentar. Em caso de sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde e informar se houve contato com lama ou água de cheias.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook