Estado segue a tendência mundial de mortalidade aumentada entre as pessoas negras, chegando a ser de 75% dos casos, conforme dados do boletim epidemiológico

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) esteve reunido, por meio de videoconferência junto aos gestores da saúde dos municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes para discutir iniciativas voltadas ao preenchimento correto do quesito raça, cor e etnia nos boletins de notificação da Covid-19, que já constam por força do Decreto Estadual nº 43.777/2016.
Na ocasião, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde), o promotor de Justiça Édipo Soares, ressaltou a importância do diálogo com o poder público para estimular os profissionais da saúde a efetuar o preenchimento adequado no formulário de notificação, pois a identificação possibilita um melhor direcionamento dos serviços de saúde. Édipo Soares também destacou que “por razões óbvias, os municípios mais populosos são os primeiros a ser cobrados em relação ao preenchimento das informações para o acompanhamento epidemiológico.”
Segundo o diretor geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Estado (SEVS-PE), George Dimech, os dados colhidos mostram que Pernambuco segue a tendência mundial de mortalidade aumentada entre as pessoas negras, chegando a ser de 75% dos casos, conforme dados do boletim epidemiológico estadual. Ele ressaltou ainda que até o mês de maio o quesito raça/cor não estava presente nos formulários, o que levou a um percentual de dados não válidos de quase 100%. Já a partir deste mês, com a inserção do quesito, o grau de preenchimento da raça/cor nos boletins de notificação subiu para cerca de 80%.
Confira a reportagem completa com Cynthia Ventura, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
Vereador de Petrolina sugere uso de armas contra ocupação do MST: “Tem que tirar na bala”
Declaração polêmica de Dhiego Serra (PL) sobre ação do MST em fazenda da...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Domingo terá tempo parcialmente nublado com chuva rápida na RMR e outras regiões, diz Apac
As chuvas serão de intensidade fraca à moderada
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Pernambuco adota ferramenta nacional de alerta para desastres naturais
Sistema Defesa Civil Alerta (DCA) começa a funcionar em maio e promete...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Hospital das Clínicas da UFPE pede doação de leite humano para bebês prematuros
Estoque do Banco de Leite só garante alimentação dos recém-nascidos por...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser finalizadas até 2029
Dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, comemora desativação da Penitenciária Barreto Campelo
A unidade contava com 640 vagas e 472 presos em regime fechado