Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Em fase de teste, linhas de ônibus contam com catracas elevadas para combater invasões

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os novos equipamentos estão sendo instalados no meio e na traseira dos coletivos

31/08/2023
    Compartilhe:

Os novos equipamentos estão sendo instalados no meio e na traseira dos coletivos

Foto: G1 / Divulgação

Na tentativa de impedir a evasão de receita, ao menos 14 linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife passaram a testar catracas elevadas. O teste foi tímido, ainda em junho, mas agora foi oficializado pelo governo de Pernambuco. Os novos equipamentos estão sendo instalados no meio e na traseira dos coletivos.

Até o momento, dos 41 ônibus previstos para receber as catracas elevadas, 32 já foram equipados, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Quem estaria acompanhando esse processo é a Promotoria de Transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

De acordo com dados divulgados em março deste ano, a evasão de receita que as pessoas que entram sem pagar a tarifa têm provocado um prejuízo de R$20 milhões por mês. Desde a pandemia de covid-19, o desvio representa entre 15% e 20% da receita do sistema.

É importante destacar que, passageiros que não pagam a tarifa, prejudicam seu semelhante, que faz o pagamento correto, com aumento da passagem e até mesmo impedindo que coletivos modernos sejam adquiridos. 

Com a nova implementação, o governo de Pernambuco prometeu que as catracas, mesmo elevadas, irão garantir a acessibilidade da população, em principal de pessoas com sobrepeso, obesas e gestantes.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook