Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

Eleitos sub judice: Lula Cabral, no Cabo, e Eduardo Honório, em Goiana

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Dois casos serão analisados e decididos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

07/10/2024
    Compartilhe:

Dois casos serão analisados e decididos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

No município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, o candidato que obteve mais votos foi Lula Cabral (Solidariedade). Já em Goiana, também no Grande Recife, Eduardo Honório (União Brasil) alcançou o maior número de votos. No entanto, nenhum dos dois pode ser declarado como eleito, já que suas candidaturas estão sub judice. 

Lula Cabral, que já foi prefeito de Cabo de Santo Agostinho três vezes, registrou 46,64% dos votos válidos. Durante o período de campanha, em agosto de 2024, a sua candidatura foi impugnada pela Justiça Eleitoral, já que, em 2017, quando era prefeito da cidade, suas contas foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores do Cabo. 

Já Eduardo Honório, que teve 78,16% dos votos válidos, está submetido ao artigo 14° da Constituição Federal, que proíbe um terceiro mandato consecutivo para prefeito. Isso porque Honório, que era vice-prefeito em 2018, assumiu a prefeitura após o titular se afastar por motivos de saúde. Nas eleições de 2020, ele concorreu novamente e ganhou, desta vez como prefeito. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco considera que a vitória nas eleições de 2024 é uma terceira reeleição. 

Os dois casos serão analisados e decididos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que realizada a decisão, os votos ficam considerados anulados. A depender da determinação, pode ser feita uma nova eleição.

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook