Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cai 36% no primeiro quadrimestre

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023 representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008

18/05/2023
    Compartilhe:

Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023 representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008

Foto: Reprodução/G1

O tamanho da área desmatada da Amazônia no primeiro quadrimestre de 2023 foi 36% menor que no mesmo período no ano anterior. Essa é a conclusão da pesquisa divulgada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) nesta quarta-feira (18), que estuda aspectos relativos ao uso e conservação dos recursos naturais da região.

O monitoramento identificou que, entre janeiro e abril deste ano, a retirada parcial ou total da cobertura vegetal amazônica atingiu uma área de 1.203 km². Já no primeiro quadrimestre do ano passado, foram desmatados 1.884 km².

Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023 representa o terceiro pior resultado nos esforços de preservação do bioma desde o ano de 2008. A pesquisa levou em consideração os últimos 16 anos, que demonstra que a área degradada a cada primeiro quadrimestre do ano foi maior não só em 2022, como também em 2021.

O Instituto, em nova, fez um alerta sobre o aumento do desmatamento para os próximos anos.

“A redução observada em abril é positiva, porém, a área desmatada [no mês] ainda foi a quarta maior desde 2008 para o mês. Precisamos implantar ações emergenciais de fiscalização, identificação e punição aos desmatadores ilegais nos territórios mais pressionados, focando nas florestas públicas que ainda não possuem uso definido e nas áreas protegidas, principalmente com a chegada do verão amazônico, onde historicamente o desmatamento tende a aumentar”

Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook