‘De Grão em Pão’ é oferecido pela Fundação Bunge busca formação profissional e inclusão de jovens no mercado de trabalho
Foto: Divulgação/Fundação Bunge
Jovens de periferias do Recife e Região Metropolitana vão se formar nesta quinta-feira em um curso de panificação. O ‘De Grão em Pão’, oferecido pela Fundação Bunge, tem como objetivo capacitar profissionalmente os estudantes e incluí-los no mercado de trabalho.
Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, apontam que o nível de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil foi de 16,8%, número maior do que o dobro da média nacional, que ficou em 7,9%. Dessa forma, o curso vai beneficiar cerca de 15 jovens do Grande Recife, que estudaram durante dez meses, e estão prontos para entrar no mercado de trabalho e ocupar algumas das 2.500 vagas em aberto para trabalhar em padarias de Pernambuco.
Durante o curso, além das aulas técnicas sobre panificação, que incluíram, por exemplo, como fazer doces e bolos, os alunos receberam acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação e aprenderam a preparar currículo e como se comportar no ambiente de trabalho.
De acordo com Anna Barcelos, gerente de projetos da Fundação Bunge, os jovens também receberam uma bolsa para transporte e alimentação, material didático e uniforme. “A gente busca sempre oportunizar vivências nas padarias, em eventos e palestras que tenham dentro do setor, para que eles entendam como funciona esse setor e a importância dele. Aí, uma vez formados, esses jovens são encaminhados para as padarias e a gente busca sempre lugares próximos às residências deles e tudo isso é feito com o apoio do EPÃO, Entidades da Panificação de Pernambuco. Então, esses jovens saem realmente bem preparados, qualificados para atuar nessas padarias e confeitarias do Estado”.
Viviane Cristina de Oliveira, de 28 anos, é uma das jovens que vai se formar no De Grão em Pão. Para ela, que trabalha como confeiteira há 12 anos, o curso proporcionou momentos importantes.
“Um dos momentos mais importantes para mim foi poder ter o contato com as preparações, colocar de fato a mão na massa, aprender ali as técnicas de preparo, as peculiaridades de cada pão. Cada pão ali tem suas características para preparar, para chegar ao ponto de véu. Então, cada um deles vai ter todo um enredo para ser feito. E o que eu mais gostei de aprender foram essas técnicas, do preparo do pão francês, dos pães crocantes”.
O curso De Grão em Pão está com inscrições abertas até esta quinta-feira para uma nova turma de jovens que desejam aprender sobre panificação. Não é necessário ter experiência prévia no ramo. As inscrições podem ser feitas no site www.fundacaobunge.org.br.
Ouça a reportagem da repórter Maria Luna no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Primeiro dia de provas do SSA 1 e 2 acontecem neste domingo
As provas dos SSA 1 ocorrerão pela manhã e o SSA 2 pela tarde
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Pernambuco distribui mais de 10 mil notebooks a professores da rede pública
Educadores que já receberam notebooks em anos anteriores terão os aparelhos...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Governo de Pernambuco anuncia 52 novas creches e núcleo de apoio aos municípios
Equipamentos já foram licitados e aguardam ordem de serviço
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Olinda inicia matrícula para alunos novatos a partir desta segunda-feira
As inscrições seguem até o dia 27 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
IBGE oferece oficinas gratuitas sobre Políticas Públicas na era digital
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2025 pelo site...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Igarassu cria política antirracista para rede municipal de ensino
O projeto será discutido pelos vereadores e se propõe a ir além da Lei...