Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Cinco vereadores de Carpina têm mandatos cassados por fraude à cota de gênero

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Ficou entendido pelos desembargadores que as cinco candidaturas inscritas por esses partidos não eram reais

20/07/2024
    Compartilhe:

Ficou entendido pelos desembargadores que as cinco candidaturas inscritas por esses partidos não eram reais

Foto: Divulgação/TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, por unanimidade, o mandato de cinco vereadores de Carpina, na Mata Norte, por fraude à cota de gênero, nas eleições de 2020, nas chapas do Democratas (DEM), do PSL e do Republicanos. Pelo PSL foram cassados os vereadores Marcelo Ferreiro e Júnior de Salete; pelo Republicanos, Ricardo José Bezerra de Freitas (Kakai) e Alexandre Barbosa; e Kássia do Moinho, filiada ao DEM.

De acordo com o Tribunal, ficou entendido pelos desembargadores que as cinco candidaturas inscritas por esses partidos não eram reais, mas sim registradas apenas para cumprir a cota de gênero de 30% nas chapas proporcionais. Além das candidaturas cassadas, os votos dados aos candidatos também serão considerados nulos. 

O desembargador relator Edilson Nobre citou que o Republicanos e o DEM inscreveram duas candidaturas fictícias cada um, enquanto que o PSL inscreveu uma. Ele ainda ressaltou que um dos indicativos da fraude foi a não realização de qualquer ato de campanha por parte das candidatas, nem presencial nem nas redes sociais - ainda que elas fossem notadamente ativas nas postagens. 

Também não foram apresentadas movimentações financeiras pelas candidatas, que tiveram votações zeradas ou pífias, como destacou o TRE-PE. Carpina tem uma população aproximada de 79,2 mil habitantes, de acordo com o Censo 2022, e por isso, sofrerá diminuição de cadeiras em sua casa legislativa a partir de 2025: de 17 para 15 parlamentares.

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook