O estado também registrou 3.423 incidentes violentos em 2022, quebrando uma sequência de quatro anos na diminuição de homicídios
Foto: Divulgação / G1
Pernambuco aparece com cinco cidades na lista das 50 com maior taxa de mortes violentas intencionais do País, de acordo com levantamento das 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (20). O estado também registrou 3.423 incidentes violentos em 2022, quebrando uma sequência de quatro anos na diminuição de homicídios.
Para Armando Nascimento, especialista em segurança pública e pesquisador pela UFPE e UNIMENTOR, os índices apresentados são graves e precisam de melhorias.
O Cabo de Santo Agostinho ocupa a 5ª colocação na lista, com taxa de 81,2 homicídios por 100 mil habitantes em 2022. Médica maior que a nacional, que foi de 23,4%. As outras quatro cidades que aparecem na lista são Vitória de Santo Antão, na Mata Sul ocupando o 27º, São Lourenço da Mata, no Grande Recife aparece na 30ª colocação, Garanhuns, no Agreste na 39ª e por fim Jaboatão dos Guararapes ocupando a 42º posição.
Armando Nascimento, especialista em segurança pública e pesquisador, enfatiza que alguns municípios pernambucanos são modelo positivo em segurança.
Considerando o cenário nacional, Pernambuco ficou com a quinta maior taxa de assassinatos do Brasil e a terceira do Nordeste. Em números absolutos o estado registrou 3.423 mortes violentas em 2022. Armando Nascimento ainda destaca as medidas que podem ser adotadas para rever ações de segurança pública pelos municípios.
Pernambuco também registrou que a população LGBTQIA+ em Pernambuco foi a mais afetada pela violência em 2022, com o maior número de casos de lesão corporal e estupro em comparação com os outros estados. Esse anuário leva em consideração o número de mortes violentas intencionais (MVI) nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...