Chimpanzé Sena, do Parque Dois Irmãos, celebra 67 anos de vida
Aniversário animal, que é o mais velho da espécie no Brasil, contará com programação especial
Foto: Lu Rocha
O morador mais longevo do Zoológico de Parque Dois Irmãos, o chimpanzé (Pan troglodytes) Sena, completa 67 anos neste domingo (18), com uma programação especial em sua homenagem. De acordo com a Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários (AZAB), o chimpanzé é considerado o mais velho de sua espécie no Brasil e possivelmente do mundo, já que os outros indivíduos que detinham o recorde de idade no Guinness Book faleceram recentemente.
O primata chegou ao Parque aos 15 anos, depois que o dono do circo em que vivia se recusou a cuidar dele ao perceber problemas dentários. Seu ingresso no Zoológico de Dois Irmãos foi marcado por acolhimento e cuidados, com a direção do parque providenciando tratamento dentário realizado por um dentista humano. Após esse tratamento, o chimpanzé nunca mais apresentou problemas graves de saúde.
“Sena faz parte da memória afetiva de várias gerações que vivenciaram o Parque nas duas infâncias, essas lembranças aproximam a população da natureza e estimulam a sensibilização pelas causas ambientais, além do cuidado e respeito pelos animais. Não só os visitantes, a comunidade científica aprendeu muito com Sena. Sua história ilustra como a dedicação e o zelo podem impactar positivamente a longevidade e a qualidade de vida dos indivíduos sob cuidados humanos”, afirma a gerente geral do Parque, Marina Falcão.
Sena é um animal condicionado, o que significa que ele aprendeu a associar estímulos a respostas por meio de repetições e reforços. Ele está bem acostumado com a rotina e, por cooperação, permite que a equipe responsável pelos seus cuidados realize procedimentos necessários, como corte de unhas e aplicação diária de colírio, além de exames de vista periódicos.
Em comemoração ao aniversário de Sena, a equipe do Parque Dois Irmãos preparou uma programação especial, que inclui um almoço comemorativo, bolo e uma apresentação do animal com seu tratador e amigo Marciano.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Requalificação de calçadas em Casa Forte tem investimento de R$ 5 milhões
Obra deve ser finalizada até o segundo semestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Raquel Lyra lança 7ª edição do Projeto Praia Legal, contra o trabalho infantil
Ações de sensibilização serão implementadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Pernambuco ainda tem 5 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios para adoção
O prazo para adoção das cartinhas e entrega dos presentes segue até o dia...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Pernambuco tem 11.868 casos de dengues confirmados
Casos prováveis de dengue chegam a 30.325 no Estado
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Encontro no MPPE vai debater a proteção integral dos direitos de vítimas de violência de gênero
Evento vai tratar sobre o direito à preservação do nome, da imagem, da...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
HC-UFPE realiza mutirão e beneficia pacientes da lista de espera para vasectomias
Estão previstos ainda mutirões para cirurgias pediátricas e com...