Biblioteca da Unicap recebe exposição para cegos e surdos
Ação é promovida pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Unicap

Foto: Divulgação
O projeto "A ponte que nos liga" vai promover uma experiência artística para cegos e surdos, na Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A ação, promovida pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Unicap, acontece entre 16 de agosto e 16 de setembro. O público vai participar de visitas mediadas às obras da exposição Olhar a ponte que nos liga – Mirar el puente que nos une por meio de materiais acessíveis (Libras, tátil e audiodescrição) criados por estudantes dos cursos de Expressão Gráfica, Arquitetura e Design da UFPE.
A mostra, uma homenagem ao autor espanhol Miguel de Cervantes e sua obra Dom Quixote, é composta por pinturas criadas pelo artista plástico Marcos Carvalho a convite do Instituto Cervantes do Recife. Para ter acesso à audiodescrição das pinturas, o público precisará apenas utilizar a câmera do celular para ler o QR Code de cada peça, o que permitirá ao visitante a escuta – a partir do uso obrigatório de fones de ouvido – de um áudio descritivo enquanto explora o material tátil do quadro.
Há também vídeos que apresentam as pinturas por meio de intérpretes de Libras. Eles podem ser acessados da mesma forma que os áudios: a partir da leitura de QR Codes pela câmera do celular. Para esta modalidade, é obrigatório deixar o celular no modo silencioso ou usar fones de ouvido (para ouvintes).
A mostra “Acessando a ponte que nos liga – Exposição para deficientes visuais e deficientes auditivos” já foi realizada presencialmente, em 2016 e 2017, com monitores-guias e com visitas guiadas on-line por meios de vídeos do canal do YouTube Visitas Guiadas Online (www.youtube.com/@visitasguiadasonlineexposi3020) durante a pandemia de covid-19. A iniciativa, financiada pelo edital do Pibexc da Proexc, é uma promoção do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Biblioteca da Unicap. A curadoria e coordenação da exposição é da professora Sandra de Souza Melo, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Secult-PE divulga edital do 11º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura
Obras vencedoras terão premiações no valor de R$ 18 mil
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Estado convoca artistas e produtores culturais para compor programação de eventos
A oportunidade abrange artistas de todo o país de diferentes áreas de...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Secretaria de Cultura de Pernambuco anuncia concurso de fotografia; confira
A iniciativa irá premiar 15 imagens que integrarão uma exposição coletiva...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Paixão de Cristo do Recife terá temporada de 4 dias de apresentação no Marco Zero
O espetáculo também terá uma nova configuração de palco para se...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Bairro da Várzea, na Zona Oeste, recebe 11ª edição do Azougue Festival de Cultura Popular
Evento gratuito idealizado pelo Mestre Maciel Salú acontece entre os dias...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Bienal Internacional do Livro de Pernambuco completa 30 anos e promete inovações
15ª edição do evento acontece entre 3 e 12 outubro, no Centro de...