Avião da Latam vai transportar passageiros da Voepass retidos em Fernando de Noronha
Cerca de 100 clientes foram surpreendidos pela decisão da Anac em proibir a operação da Voepass nesta terça (11)

Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo - via g1 PE
Após a empresa Voepass ter a operação proibida no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cerca de 100 clientes da companhia que haviam ficado retidos em Fernando de Noronha serão transportados por uma aeronave da Latam, do tipo Airbus 319. O avião vai pousar no aeroporto da ilha por volta das 8h50 desta quarta-feira (12). A informação foi confirmada ao g1 Pernambuco pela Dix Empreendimentos, responsável pelo terminal.
Segundo a Anac, a decisão contra a Voepass foi tomada devido à falta de segurança nas operações. Dois voos diários partiam da capital pernambucana em direção à ilha. O voo extra será o primeiro pouso de um avião de grande porte no Aeroporto de Fernando de Noronha desde 2022, quando a Anac proibiu a operação de aerojatos no aeródromo por conta dos buracos e fissuras na pista.
Uma obra de recuperação, orçada em R$ 60 milhões, está em execução, e a previsão era de que o pouso de aeronaves de grande porte fosse liberado em Noronha a partir de 1º de abril.
A Voepass é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. Com seis aeronaves e operação em 15 localidades diferentes, a empresa opera voos comerciais e possui contratos de fretamento. Em 9 de agosto do ano passado, a queda de uma avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, matou 62 pessoas. O caso segue sob investigação pela Força Aérea Brasileira, por meio do Cenipa, e também pelas polícias Federal e Civil.
O que disse a Voepass
Em nota, a Voepass disse que vai comprovar que consegue garantir os níveis exigidos pela agência reguladora. Segundo a empresa, a medida tem impacto “imensurável” para milhares de brasileiros que utilizam os serviços da companhia. Os passageiros afetados serão atendidos de acordo com o previsto pela resolução da Anac aplicável às condições de atrasos e cancelamentos de voos.
O que disse o Governo de Pernambuco
O Governo de Pernambuco informou que a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, a Administração de Fernando de Noronha e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estão mobilizadas para normalizar "a malha aérea de Fernando de Noronha", em parceria com outras companhias aéreas, a DIX Aeroportos (administradora do aeroporto) e outras autoridades competentes.
O que disse o Ministério de Portos e Aeroportos
À CNN Brasil, o ministro de Portos e Aeroportos, Sivio Costa Filho, disse ser “acertada” a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender as operações aéreas da Voepass. A Pasta também garantiu que vem acompanhando o processo há alguns meses.
Com a Voepass proibida de operar no Brasil, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa a contar apenas com quatro voos diários da Azul Linhas Aéreas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
Estado decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa
Serviços considerados essenciais devem manter seu funcionamento regular
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
MPF garante benefício para pescadores do Cabo afetados pela dragagem do Porto de Suape
O auxílio é uma compensação pelos impactos socioambientais da dragagem de...
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
Mulher morre após queda de marquise em Belo Jardim, no Agreste do estado
Vítima sofreu uma fratura exposta na perna e um corte profundo na cabeça
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Protesto de estudantes bloqueia a BR-101 em Igarassu
No momento, a rodovia está fechada no sentido João Pessoa
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Queda de árvore deixa mulher ferida, derruba postes e destroi quiosques em frente à UFRPE
Comerciantes do local relatam que a prefeitura e a universidade sabiam do...
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Obra de esgoto no bairro de Afogados altera trânsito a partir desta segunda-feira
A intervenção vai acontecer na Rua Nicolau Pereira, entre a Estrada dos...