Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Após ultrapassar um milhão de registros da Covid-19, Pernambuco segue com alta de casos graves da doença

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a média dos últimos 7 dias para casos de de Síndrome Respiratória Aguda Grave está em 29

11/07/2022
    Compartilhe:

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a média dos últimos 7 dias para casos de de Síndrome Respiratória Aguda Grave está em 29

Foto: g1

Neste domingo (10), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco ultrapassou a marca de 1 milhão de casos registrados para a COVID-19 desde o início da contagem, em 12 de março de 2020. Com os 1.180 testes positivos no início desta semana, o estado totaliza 1.000.241 casos confirmados da doença.

Mas o número pode não corresponder à realidade, como justifica o pesquisador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres Jones Albuquerque. Segundo ele, existe uma lacuna na computação desses registros; o número pode, na verdade, ser ainda maior devido aos autotestes.

Além da subnotificação, Pernambuco enfrenta, ainda, a crescente de casos graves da doença. Quando o Governo desobrigou o uso da máscara em locais fechados, em 20 de abril, os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não passavam de 1 dezena diariamente. Agora, a média de casos graves dos últimos 7 dias está em 29.

Atualmente, segundo dados do Painel de Ocupação de Leitos de SRAG) no Estado de Pernambuco, da SES-PE, existem 50 solicitações ativas para leitos de UTI, destas 26 são para adultos, 21 para UTI infantil e 3 para UTI Neonatal. O painel apresenta também as solicitações ativas para leitos de enfermaria: são 41 no total — 36 adultos e 9 infantil.

Ainda segundo o Pesquisador Jones Albuquerque, para que haja a redução desses números se faz necessária, novamente, a adoção de medidas não-farmacológicas.

Apesar de ter alcançado, e ultrapassado, a marca de 1 milhão de casos neste domingo, na mesma noite, a Prefeitura da Cidade do Recife anunciou a desmobilização do centro de testagem para COVID-19 no Bongi, sob a justificativa da falta de procura da população para o serviço.

Confira a matéria de Assíria Florêncio sobre o assunto, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook